Tânia Gori explica o que é o Reiki e seus benefícios
Reiki é uma combinação de palavras japonesas: Rei: significa “passagem livre” Ki significa ‘energia de força vital universal”.
O Reiki é uma técnica de "imposição de mãos", extremamente simples e eficaz, que serve para atirar, restaurar e equilibrar a energia. O Reiki é o processo de encontro dessas duas energias que ocorre após a sintonização energética feita por um mestre habilitado. No Reiki não há dogmas, atos de fé, regras inflexíveis e absolutas; uma vez abertos os canais pelos quais passa a energia (durante uma série de cerimônias rituais) qualquer pessoa está apta a dele tirar o que está pronta a receber.
Há mais de 4.500 anos, os chineses descobriram e conceituaram o sistema subtil de energia sustentadora da vida, presente em todos os corpos vivos. O Reiki foi desenvolvido como um sistema de cura pelo Dr. Mikao Usui nos anos de 1800, usando símbolos dos antigos sutras budistas Mahayana, de uns 25000 anos de idade. Utilizando símbolos específicos, a energia era levada para dentro a partir do Vazio como parte integral do treinamento espiritual, uma tradição oral transmitida apenas a seguidores cujas vidas devotavam à purificação espiritual.
Essa energia alinha o sistema corpo mente com os níveis superiores de consciência e, finalmente com a unicidade / Fonte / Vazio.
As barreiras no fluxo de energia são removidas por meio do uso de simbolos específicos e, à medida que o nível Vibratório da pessoa aumenta, desenvolve-se uma capacidade natural de curar. Ao provocar o aumento da taxa vibratória do veículo físico tridimensional, os budistas tibetanos tomaram consciência do poder dos símbolos nesse realinhamento como forma de restabelecer a ligação desse veículo com os níveis superiores de percepção.
Devemos adquirir a consciência de que energia é a essência de todas as coisas existentes no Universo. O mundo em que vivemos é constituído inteiramente de energia, estamos sempre imersos nela, rodeados por ela. A própria vida é uma manifestação de energia, mesmo a matéria é energia condensada (e=m.c2). Não somos algo à parte ou separados do Universo, fazemos parte dele. Por isso devemos acabar com esse medo, superstição e misticismo de que isso seja algo sobrenatural, e tornar a energia cósmica trivial no nosso quotidiano, cultivando-a como uma ciência e uma arte.
O Reiki atua reequilibrando o nosso ser.
A energia Reiki nunca é enviada ou forçada para dentro de um organismo. Ela é atraída, “puxada” pelo receptor. Em condições normais, a Energia Vital é captada pelos Centros de Energia dispostos no nosso corpo – os Chacras, e distribuída através dos plexos nervosos e glândulas a todas as células. Entretanto, desequilíbrios emocionais, alimentação inadequada, pensamentos desordenados e falta de contato com a natureza, entre outras coisas, criam bloqueios que nos tornam doentes. É nesse contexto de desequilíbrios emocionais, espirituais, físicos e mentais, que o Reiki atua, desatando nós, promovendo relaxamento, estimulando a auto-cura, proporcionando bem-estar, alegria e paz.
Cada indivíduo cura-se a si próprio, com a mudança de atitude perante a vida. O reikiano pode ajudar no processo, canalizando a Energia Universal para o beneficiado. O sujeito da cura atua no processo tornando-se receptivo, transpondo “muros mentais”, abandonando emoções negativas como rancor, inveja, vingança, orgulho, sentimentos de inferioridade, entre outras.
A meta final é compreender o método secreto antigo para se alcançar a felicidade (Reiki) e, assim, descobrir uma cura para múltiplas enfermidades. Se esses princípios forem seguidos, nós conseguiremos a grande tranquilidade mental dos sábios da antigüidade. Para espalhar o sistema Reiki, é importante iniciarmos em um lugar próximo de nós (nós mesmos), e não a partir de algo distante, como filosofia ou lógica.
Principios do Reiki: "SÓ POR HOJE, NÃO SE PREOCUPE, SÓ POR HOJE, NÃO SE ENFUREÇA, HONRE SEUS PAIS, PROFESSORES E OS MAIS VELHOS, GANHE A VIDA HONESTAMENTE e DEMONSTRE GRATIDÃO POR TODAS AS COISAS VIVAS".
Beijos Encantados
Tânia Gori