Líder: um Gestor de Pessoas
Como um bom líder pode trabalhar os conflitos no ambiente de trabalho?Existem graus de comando dentro de toda e qualquer organização. Coloca-se na liderança aquele que se espera que conduza bem um grupo, que tenha um olhar crítico e apurado sobre as situações, para que exerça uma influência positiva no comportamento dos demais e, assim, traga benefícios à empresa.
Esse indivíduo, que tem autoridade e visão para coordenar, precisa estar atento ao que, Cristina Fonseca, sócia-diretora da CDH (Competência no Desenvolvimento Humano), dispõe como “Gestão de Pessoas”: “Este líder deve pensar em questões como: Como vai conduzir seu time para conseguir superar as dificuldades e, em meio a essas, como vai conseguir ter conversas difíceis, seja em grupo, seja individualmente, para que as pessoas desenvolvam melhores comportamentos na busca pela realização de objetivos”.
Um ponto ressaltado por Cristina, e presente na vida de líderes organizacionais, é esse gerenciamento e mediação de conflitos. “Existem ferramentas para se trabalhar um conflito”, comenta a especialista em Desenvolvimento de RH.
A primeira questão, para uma boa gestão de conflitos, segundo Fonseca, é o líder não ter medo de confrontá-los. “Falamos de um ambiente em que existem mais diferenças do que semelhanças e, obviamente, conflitos vão surgir. O bom líder deve estar preparado para driblar as diferenças e dificuldades pessoais de seus liderados e inspirá-los para os objetivos da organização”, explica.
Trabalhando com Desenvolvimento de Competências, Cristina afirma que existem treinamentos de liderança que auxiliam o gestor nestes momentos conflituosos. A CDH já realizou diversos treinamentos e os feedbacks dos líderes sempre foram positivos – “houve uma empresa farmacêutica, para a qual trabalhamos durante alguns anos com vários treinamentos de gestão de desempenho, que nos deu esse tipo de retorno”, comenta: “Quando você aprende a dar um feedback mais positivo e objetivo, baseado em dados de desempenho do funcionário, você consegue desenvolve-lo melhor e, com isso, consegue com que ele ajude a equipe a atingir os propósitos da organização”, complementa.
“Saber ter conversas difíceis com o funcionário é essencial para atingir esses objetivos”, ressalta Fonseca. “Não é fácil, mas precisa ser feita de uma forma fundamentada, e é isso que, ao treinarmos o líder ensinamos, tirando de suas costas o receio de cometer erros de comunicação”, explica.
Segundo a especialista em desenvolvimento de pessoas, um líder não consegue atingir nada sozinho, ele precisa de uma equipe. Então, quanto melhor a sua gestão de pessoas, mais eficaz serão os resultados que a empresa e ele vão atingir.
“A CDH disponibiliza treinamentos para lideranças que buscam desenvolver, motivar e inspirar pessoas”, finaliza a sócia-diretora.
Serviço: CDH (Competência no Desenvolvimento Humano)
Cristina Fonseca
Especialista em Desenvolvimento e RH
E-mail: cristina@cdhrh.com.br
Fones: (55 11) 4115-0024 / 3854-5844 /