Livro O Sertão Encantado de Ritinha
Publicado por Thiago Winner, escritor do livro "As regras simples da vida", entrevistador e colunista do site "portalolhardinamico.com.br".O livro O Sertão Encantado de Ritinha, premiado em 2018 no Concurso Internacional de Literatura da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro- UBE RJ, conta a história de uma menina chamada Ritinha, que diante de um período rigoroso de seca no nordeste brasileiro, não suportando mais presenciar o sofrimento de seu povo, vai atrás do responsável pela chuva.
Durante essa jornada, ela faz grandes amigos como o preá Tabi, o urubu
Chicão e uma nuvenzinha chamada Algodãozinho. Juntos, enfrentam muitos
perigos e descobrem um sertão incrível, cheio de magia, aventuras e personagens fantástico como o Curupira, a Sereia Lara, a Bruxa Séfira e o
monstro El-nino. Ritinha também conhece o lado ruim do ser humano através do Coronel Leôncio, o prefeito corrupto da cidade de Juá, que de maneira vergonhosa se aproveita da miséria das pessoas, para enriquecer ilicitamente junto com seus comparsas.
O livro tem uma leitura leve, envolvente, mas abordando temas fortes como a fome, miséria, corrupção
e a seca nordestina. O autor teve a intenção deproporcionar ao leitor um história gostosa, que agrade a todos, sejam crianças ou adultos. Contudo, ao mesmo tempo, teve a preocupação de passar uma mensagem séria sobre todos os problemas que cercam esse tema. A personagem principal do livro, Ritinha, foi inspirada na avó materna do autor, Rita Lacerda. Dona Ritinha ou Tia Ritinha, como era conhecida, viveu na região do Trici, município da cidade de Tauá, semiárido cearense. Mulher guerreira e determinada, sempre foi um arquétipo de uma heroína para Márcio Lacerdda.
A obra foi escrita em 2006, mas só veio ser publicado tradicionalmente dez
anos depois, quando finalmente o autor resolveu enviar o original para a
Editora Multifoco, que foi prontamente aprovado, sendo lançado em dezembro de 2016.
Márcio Lacerdda, graduado em Administração Pública pela Universidade
Federal do Ceará-UFC, Funcionário Público, mora na cidade de Tauá, mas é
natural da cidade de Quiterianópolis, ambas localizadas nos Inhamuns, região do semiárido cearense. É casado desde de 2009 com Francihilda, chamada carinhosamente por Fran, com que tem uma filha de oito anos, Bianca. O autor tem mais outros cinco originais concluídos, que pretende publicar nos próximos anos. Entre esses se encontra o livro Histórias do Saci, que está disponível desde de agosto desse ano, 2018, através da Plataforma de Auto Publicação da Amazon, exclusivamente para concorrer ao prêmio literário promovido por ela.