Dia Mundial do Meio Ambiente
Falar sobre o meio ambiente e o quanto devemos preservá-lo é fácil. Mas afinal, o que você tem feito?No dia mundial do meio ambiente relembrar o quão importante são nossas pequenas ações para preservar nossa natureza é crucial para dar sentido a esse dia.
Ocorrida a 47 anos atrás, em uma conferência que reuniu ONGs, empresas e governantes do mundo todo em Estocolmo, o dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido. A conferência, realizada no ano de 1972, no dia 5 de junho, teve duração de 11 dias a primeira voltada a temática. Nela, foram estabelecidos princípios importantes para nortear as leis relacionadas ao meio ambiente, em todos os países participantes.
A partir desse evento, os países da ONU assumiram o compromisso de serem mais responsável com suas políticas ambientais, e mais preocupados com suas medidas sustentáveis. A data foi criada, portanto, para ressaltar essa importância não só para os governantes, mas para a população.
A importante ressaltar que todos os recurso que utilizamos hoje, para sobreviver e sustentar o capitalismo provém da natureza, e o crescimento desenfreado, a ganância pelo uso desses recursos e a falta de cuidado com o que isso gera tem consequências trágicas. A poluição do solo, das águas, o desmatamento e o desperdício são destrutivos, causam doenças e mortes de animais, desequilibrando ecossistemas. O maior prejudicado? O próprio homem.
Pensando nisso e inspirados no Desafio da Máscara, campanha criada pela ONU neste ano, elencamos algumas das atitudes da #CombateAPoluiçãodoAr que apesar de simples, se praticadas por todos, fazem uma enorme diferença.
- Use o transporte público ou caronas compartilhadas, ande de bicicleta ou a pé
- Desligue o motor do carro quando estiver estacionado
- Reduza seu consumo de carne e laticínios para ajudar a reduzir as emissões de metano
- Faça a compostagem de alimentos orgânicos e separe o lixo não orgânico
- Poupe energia: Desligue as luzes e os equipamentos eletrônicos quando não estiverem em uso
- Escolha tintas e móveis não tóxicos
Colaborar com pequenas atitudes já é um grande passo, para fazer a diferença. O planeta agradece!