Sobrevivência na mata como viver essa experiência com segurança

Iniciante ou experiente, sobre a sobrevivência na mata sempre temos algo a aprender. Fique por dentro de algumas dicas de sobrevivencialismo para viver essa aventura!
16/07/2019 08:17
noticia Sobrevivência na mata como viver essa experiência com segurança
noticia Sobrevivência na mata como viver essa experiência com segurança

Se você é um aventureiro de plantão com certeza deve gostar de acampar, fazer trilha e descobrir novas paisagens em meio a nossa natureza. Se aventurar na mata é uma experiência fascinante, porém requer certa experiência e cuidado. Adentrar a mata é ter contato com um ecossistema muito diferente do nosso, habitado por milhares de outros seres vivos.

ssobrevivencialismo-na-mataPor isso, se você é iniciante e pretende entrar nesse mundo do ecoturismo e de aventura agora, a recomendação é um curso de sobrevivência na selva. Para se aventurar com segurança, é preciso entender e conhecer uma série de técnicas que serão essenciais em alguns momentos; Por exemplo: você sabe quais equipamentos devem compor sua mochila, na hora de sair para mata? Como encontrar água potável, alimento, e como se orientar na selvaem caso de algum imprevisto? Outro ponto importante é a segurança – com quais animais devemos ter atenção, o que fazer em caso de picada de animais peçonhentos e outras técnicas de primeiros socorros para qualquer sinistro que possa ocorrer. Tudo isso são pautas muito importantes na hora de começar uma aventura. Se você já tem uma noção de todas essas questões, a dica é nunca ir sozinho, e sempre com alguém que já conhece bem o local que será explorado. Se perder na mata é muito fácil, e qualquer descuido pode custar a vida.

Mas, se você já é habituado com essa rotina de aventureiro e quer se aprofundar mais, um curso de sobrevivência também pode ser uma dica interessante. Esses cursos são ministrados em diversos níveis, e se tratando da floresta, sempre temos algo a mais para aprender. Se você acha que já sabe o bastante, é porque ainda não participou de um curso ministrado por indígenas. Não há quvivencia-na-aldeiaem saiba mais sobre a floresta do que o povo que habita nela. Suas técnicas, utilizadas até para treinamento do exército, são baseadas em conhecimentos milenares, passados de geração a geração, e combinam o respeito pela natureza e o cuidado que os povos indígenas têm. Se tem alguém que pode ensinar a maneira mais correta e segura de curtir esse contato com a natureza, são os índios. Técnicas de como fazer fogo de forma manual, como construir um abrigo utilizando apenas elementos da floresta, até como fazer um acorda, como caçar e reconhecer o perigo. Essas são alguns dos conhecimentos indígenas que só eles podem nos ensinar, tornando a experiência dentro da mata completamente diferente e instigante.

De todas essas dicas, o mais importante é procurar orientação profissional. A segurança deve sempre vir em primeiro lugar, e se você não estiver acompanhado de alguém experiente no local, não vá. A floresta é um lugar encantador, mas na maioria das vezes também é muito perigoso. Agora, se já seguiu todas nossas dicas, vá com tudo! Não há lugar melhor para recompor as energias do que em meio à natureza!

 

Escrito por: Isabella Silva
Facebook: https://www.facebook.com/isabella.castro.18041092

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL