ONDE FOI QUE NOS PERDEMOS?

Por Eriberto Henrique
23/01/2021 09:48
noticia ONDE FOI QUE NOS PERDEMOS?
noticia ONDE FOI QUE NOS PERDEMOS?

Olhando a rua pela janela, olhando os entulhos que só aumentam, a coleta de lixo ignora, os moradores ignoram, a prefeitura ignora, todos ignoram. Os entulhos que vejo pela janela resumem bem minha cidade, com seus impostos, seus sonhos atrofiados, sua arrogância e seu marketing de fachada, enquanto dejetos são jogados ao mar.

Que mundo é esse que estamos construindo para viver? Onde foi que nos perdemos, nesses tantos anos de filosofia barata, ideologias e conceitos que ficam lindos nos protocolos?

Basta parar um pouco para pensar, apenas um pouco, não precisa muito, para enxergarmos o quanto estamos desorientados, sem bússola, sem destino, apenas migrando de aplicativo em aplicativo, compartilhando imagens cobertas de sentimentos simbióticos, memes de uma matrix, que a única opção que nos dá, é brincar com nosso fracasso intelectual e espiritual. Temos leis  ultrapassadas, uma justiça sem critério, famílias moralmente violentadas, uma população corrupta governada por governantes corruptos, instituições falidas, e abismos profundos demarcando os nossos quintais, como células cancerígenas que não passam por quimioterapia.

E assim seguimos juntando entulhos em nossas ruas, esquinas e corações, jogando a solução dos nossos problemas para debaixo do tapete, impondo milhões de desculpas para nossas feridas, debatendo a irresponsabilidade como única opção, terceirizando sentimentos, se escondendo atrás de mentiras que contamos para nós mesmo. Indo dormir bêbados, inconscientes, vegetando em ruinas mantidas como patrimônio histórico, bandeiras sujas, que enfeitam palanques para esconder os defeitos de nossa cultura. Assim seguimos, julgando, criticando, condenando e poucas vezes olhando para os próprios pés, sendo limitados e pequenos em nossas senzalas, hoje com wif e Smartv.

Enfim, os entulhos permanecem no mesmo lugar, e nós continuamos nos perdendo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL