O que é o supletivo e como funciona?

12/11/2021 11:02
noticia O que é o supletivo e como funciona?
noticia O que é o supletivo e como funciona?

Você sabe o que é supletivo e como funciona essa opção interessante para muitas pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos no tempo e no planejamento considerado adequado pela sociedade? Pode não parecer, mas muitas pessoas não conseguiram concluir o Ensino Fundamental ou Médio por diversos fatores e, portanto, têm dificuldade no futuro por causa disso.

Por exemplo, você sabia que, só na pandemia, 4 milhões de brasileiros abandonaram a escola? Isso subiu a taxa de abandono escolar do país de 8,4% para 17,4%, mais do que o dobro. E isso que os números atuais são mais baixos do que antigamente. Antes, a taxa de evasão escolar poderia ser muito maior do que 17,4% — e normalmente era, especialmente entre a população mais pobre.

Por isso, é importante entender o que é supletivo e como funciona essa ferramenta que pode colocar a vida acadêmica e escolar dessas pessoas de volta nos trilhos.

Quer entender o que é supletivo? Então siga a leitura do artigo abaixo!

O que é supletivo?

O supletivo, oficialmente chamado de Educação de Jovens e Adultos (EJA), é uma modalidade de educação que foca em recuperar o percurso escolar de pessoas que, por algum motivo, não puderam terminar os estudos.

Dessa forma, o supletivo é uma maneira mais rápida e direta dessas pessoas conseguirem finalizar os estudos, obter os diplomas necessários e seguir para o futuro de suas vidas acadêmicas.

Por exemplo, suponha que alguém tenha feito apenas até a 6ª série do Ensino Fundamental. Essa pessoa ainda precisa finalizar o Ensino Fundamental e Médio antes de poder entrar em uma faculdade ou conseguir um emprego que exija uma escolaridade um pouco mais alta.

Com o supletivo, a pessoa pode finalizar esses estudos em bem menos tempo do que levaria caso ela voltasse para a escola (o que nem é permitido, dependendo da idade que ela tiver).

Por isso, o supletivo é um mecanismo muito poderoso, que ajuda centenas de milhares de pessoas todos os anos. São pessoas que, por causa dessa ferramenta, podem voltar a estudar, aumentar a sua escolaridade, atingir o sonho de ir para uma faculdade ou conseguir um emprego melhor.

Como funciona um supletivo?

Suponha que você tenha procurado por um supletivo em Sorocaba ou qualquer outra cidade do estado de São Paulo ou do Brasil. O que você pode esperar desse tipo de conteúdo?

Em primeiro lugar, o supletivo tem praticamente todo o conteúdo que é passado no Ensino Fundamental ou Médio. A diferença é que as aulas são muito mais rápidas e com um foco muito maior em avançar para o próximo nível do que nas escolas normais.

Isso acontece por um motivo muito simples: quem faz supletivo já é adulto e não tem as mesmas dificuldades ou limitações do que crianças e adolescentes. Por isso, é muito mais fácil para um adulto aprender uma fórmula de Bhaskara, por exemplo, do que para um adolescente.

Some isso a um modelo mais focado em concluir certos objetivos durante os estudos e o supletivo é capaz de avançar os estudantes em um ritmo muito maior do que as aulas “tradicionais” da escola.

Para se ter uma noção, o Ensino Médio dura 3 anos para os adolescentes (Primeiro Colegial, Segundo Colegial e Terceiro Colegial). Já em um supletivo, é feito em um ano e meio. Isso porque é o currículo mais complexo do estudo “normal”.

O supletivo do Ensino Fundamental pode ser feito em ainda menos tempo proporcionalmente falando, dependendo de cada caso, claro.

Afinal de contas, algumas pessoas podem ter mais ou menos dificuldade com as aulas e os conteúdos, dependendo do nível de preparo anterior, da qualidade dos professores e de outros fatores.

O que fazer com um diploma do tipo?

Uma vez finalizado o supletivo, o estudante recebe um diploma que tem o mesmo valor que qualquer outro do Ensino Fundamental ou Médio. Ou seja, se ele quiser entrar em uma faculdade, pode.

Se quiser procurar um emprego que exige uma escolaridade mínima maior do que a que ele já tem, também pode. O diploma do Supletivo, desde que seja reconhecido pelo MEC, vale exatamente a mesma coisa que o diploma do Ensino Médio. Por isso, as possibilidades são muitas.

Agora que você já sabe o que é supletivo e como funciona essa ferramenta, poderá aplicar esse conhecimento na prática. Se você abandonou a escola no passado, agora já conhece uma ferramenta boa o suficiente para ajudar você a recuperar o tempo perdido, conseguir o seu diploma e ter mais opções para o seu futuro. Caso não tenha abandonado a escola, mas conhece alguém que o fez, pode sugerir que seu conhecido se matricule em um supletivo para ganhar mais possibilidades.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o nas redes sociais para que mais pessoas saibam dessas informações!

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL