Livros de biografias: conheça a história de cantores que deixam saudades
Você busca recomendações de livros de biografias para mergulhar na indústria musical? Então esse é o artigo certo para você!
Independentemente de se você ama ouvir música ou se quer construir sua bagagem para tentar seguir nessa carreira, muito além de fazer aulas de música, aprender a tocar um instrumento ou fazer aulas de canto, descobrir mais sobre como funciona o mercado por meio da vida pessoal e profissional de grandes artistas é uma das formas mais prazerosas de aprender.
Pensando nisso, separamos algumas das obras sobre os maiores nomes da música brasileira para que você possa começar sua jornada.
Conheça livros de biografias para quem ama música:
Elis: Uma Biografia Musical
Escrito por Arthur de Faria, o livro Elis: Uma Biografia Musical reúne uma pesquisa minuciosa de três décadas sobe uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos.
Por meio de entrevistas com diversas pessoas que conheceram e trabalharam com Elis, o autor narra como foram os tempos de ouro de sua carreira.
Além disso, ele desfaz mitos de sua trajetória, deixa explícitos detalhes da indústria fonográfica e relata muitos episódios dramáticos da vida de Elis. Trata-se, portanto, de uma obra completa para os fãs da artista.
Belchior: Apenas um rapaz latino-americano
Da mesma forma, essa obra de Jotabê Medeiros conta a história do grande artista Belchior, falecido em 2017. Porém, a pesquisa do autor começou muito antes, já que o artista deixou sua carreira dez anos antes da morte.
Por meio da análise de grandes canções, entrevistas com amigos, familiares e produtores, Medeiros traçou uma verdadeira linha do tempo da carreira e vida pessoal de Belchior. Ao longo do livro, você vai descobrir episódios pouco conhecidos da vida do artista, incluindo os anos que passou em um mosteiro.
Sem dúvidas, é uma leitura essencial para os apaixonados por música.
Vale Tudo: O som e a fúria de Tim Maia
Escrito por Nelson Motta, um dos amigos mais próximos de Tim Maia, esse é um dos melhores livros de biografias para quem se interessa pelo gênero. A obra foi lançada em homenagem aos dez anos da morte do artista, fazendo uma verdadeira viagem pela vida do cantor.
As páginas do livro transitam entre a infância e juventude de Maia, vivendo na Barra da Tijuca, até o ápice de sua fama e os últimos dias da vida
Ao mesmo tempo, Nelson conta que a amizade com Tim começou em 1969, quando ele produziu um dueto com Elis Regina. Nessa posição, ele traz diversas aventuras de Maia, criando um relato que persiste como uma das maiores biografias já lançadas.
Raul Seixas: Não diga que a canção está perdida
Jotabê Medeiros é responsável por mais uma biografia de sucesso do cenário musical. Dessa vez, ele coloca em foco a vida de Raul Seixas.
O garoto de classe média de Salvador que era fã de Elvis Presley se transformou em Raul Seixas, um dos maiores ícones da cultura pop brasileira. Esse é o cerne da obra, que investiga como o jovem foi de passar fome para se tornar o dono de hits como “Maluco Beleza” e “Sociedade Alternativa”.
O livro não teme abordar temas polêmicos, como o abuso de drogas e o alcoolismo de Seixas. Sendo assim, ele se torna a biografia que mais mergulha na vida do artista, sendo um relato detalhado e minucioso da ascensão e queda do cantor.
Renato Russo: O Filho da Revolução
Por último, Renato Russo também não poderia ficar de fora das indicações de livros de biografias musicais. Afinal, o vocalista do Legião Urbana foi um verdadeiro ícone da música brasileira.
O livro foi escrito por meio de mais de cem entrevistas com pessoas próximas ao ídolo do rock brasileiro. Suas páginas abordam desde a vida em Brasília durante a ditadura militar, até os dramas e batalhas de Renato Russo ao longo de sua carreira e vida pessoal.
Tudo isso, é claro, pintando um cenário da indústria musical e relembrando alguns dos maiores hits do Legião Urbana. A obra funciona como um registro detalhado de uma etapa importante da música brasileira, culminando na criação de uma banda clássica e o fim prematuro da vida de Russo. Vale a pena conferir!
E aí, qual desses livros de biografias é o seu favorito?