Bruno Lara
Compositor, guitarrista, musicoterapeuta e educador musical Bruno Lara esteve ao vivo nesta terça-feira com Marco Fukuyama falando de sua carreira musicalComposições para o contemporâneo
Produzidas por Bruno Lara
Bruno Lara, compositor e guitarrista/musicoterapeuta e educador musical, lançou em 2009, aos 24 anos, seu primeiro CD "O que é isso" independente e com produção de Nelson Faria onde mesclou diversos ritmos brasileiros - do baião à bossa.
Agora, Bruno Lara, surge mais maduro e em dose dupla, com seu novo DVD ao vivo e a recente coletânea de sua discografia - "Coletânea I" - que possui influências de Jeff Beck, Frank Zappa, Hermeto Pascoal e Tom Jobim", ou, como diria Nelson Faria "Jazz Rock-temperado". Uma música sensível para todos os ouvidos.
OJIK (DVD) foi gravado em 2021, com produção musical de Bruno Lara nos estúdios da Biscoito Fino e Oasis(Roupa nova), no Rio de Janeiro. Possui 8 faixas, todas compostas por Bruno Lara. Uma das músicas de destaque é "Àkilla, dedicada a sua namorada, na qual "ouviu" as notas da melodia em um sonho - e este é um típico olhar de Bruno.
"Coletânea I " foi remasterizada em 2022, no estúdio Fibra , no Rio de Janeiro, sendo a produzida por Bruno Lara . O CD abre com Conexões 3.0, um Jazz contemporâneo em compassos quebrados, dentre outras faixas bem relevantes de sua discografia - esse cross-over é, talvez, o momento mais representativo do trabalho do músico que ouve, pesquisa e executa os mais variados estilos musicais-;. Ao todo são 14 faixas instrumentais para aprimorar a cultura do gênero.
Prêmios:
Melhor compositor Erudito pela Rádio Mec e Nacional em 2016
Melhor instrumentista em Rio Rock Experience em 2014.
Guitarrista, compositor, arranjador, musicoterapeuta em formação e educador, Bruno Lara começou sua trajetória musical aos 12 anos, quando estudava com seu pai e ficava atento aos instrumentos orquestrais que tocavam na rádio. Com o tempo, seu pai começou a lhe mostrar como cada instrumento se comportava dentro de uma música, sendo este seu primeiro professor. Aos 14 anos, cortou o seu longo cabelo para poder comprar um modesto violão e iniciar de forma autodidata a sua trajetória musical. Começou a ter aulas de violão aos 15 anos, e apesar da grande dificuldade em aprender, continuou a persistir. Aos 16 anos recebeu de seu pai, uma guitarra elétrica, onde já demonstrava admiração por guitarristas como: Jeff Beck, Jimi Hendrix e David Gilmour. Começou a estudar guitarra em aulas particulares e a gravar em fitas k7, com pequenas composições que vendia para as pessoas próximas. Esse era o momento divisor para um som de música instrumental. Com 18 anos teve o grave incidente de ser diagnosticado com "síndrome do pânico" e a partir daí, sua prática e devoção a música se tornou ainda maior; "eu estava com medo e tinha pouca energia, então, dediquei todo o tempo para compor e tocar".
Aos 19 anos ingressa na faculdade de psicologia e começa a buscar uma relação entre a música e a mente, que anos mais tarde iria se tornar o seu contato com a musicoterapia. Com 22 anos, começou a ter aulas particulares com o músico Nelson Faria, que alguns meses depois, produziu e arranjou o seu primeiro trabalho instrumental: O que é
isso?As composições/produções e a ajuda de Nelson Faria como produtor e arranjador, foram essenciais para o seus próximos trabalhos: Suíte Calvário (2008) composições voltadas para a música erudita, Crunching(2009), Positivo (2010), Momentos (2010), Urbania DVD (2011), Nix (2012), Blue Lounge DVD(2013), são trabalhos bastante influenciados pelos instrumentais de Jeff Beck, Santana, Miles Davis, Tom Jobim. No mesmo ano, concluiu seus estudos musicais na escola de Ian Guest( CIGAM), sendo outro divisor de águas em sua trajetória. Em 2014, iniciou os seus estudos na Universidade de Música( CBM)- Conservatório Brasileiro de Música, onde começou a desenvolver uma maior autonomia musical dentro dos arranjos e de suas composições. Dentro da faculdade conheceu a sua ex-esposa(Zoya Maia), que é uma educadora e pianista por excelência, ajudando-a a buscar novas perspectivas musicais, ao seu estilo de tocar e compor. Em 2015, lança o seu último álbum (Rise), com a produção e Arranjos de Nelson Faria, este já com influências de Frank Zappa, Hermeto Pascoal, John Mclaughlin e Debussy. Em 2016 concluiu sua graduação em música e começou a produzir de forma totalmente autônoma, todos os seus trabalhos; na sequência: ABS (2017), Conexões(2018), Liberto (2019), Reflecto (2020), Manifesto (2021), OJIK DVD ( 2021), Coletânea I (2022), além de contribuições para cinema, TV e games.
Em 2021 foi convidado por Aloysio Neves para ser integrante da orquestra brasileira de guitarras, onde desenvolve um repertório acerca de estéticas musicais como o Free- Jazz, Atonalismo, Modalismo e a música experimental e MPB.
Ao todo, são 22 trabalhos instrumentais e premiações de melhor instrumentista em 2014 pelo Rio Rock Experience e melhor composição erudita em 2016 pela rádio Mec; além da conclusão de sua pós graduação em musicoterapia, que o influenciou a compor músicas para o seu próximo álbum: Meraki, que será lançado em abril de 2022.
Programa “Studio ao vivo” Apresentação e Produção
Marco Fukuyama
Studio FKM Music Station
https://studiofkm.com/
Instagram
https://www.instagram.com/studiofkm/