Segurança Eletrônica Residencial
Você já ouviu falar sobre segurança eletrônica residencial? Entenda que essa é uma das partes da segurança que busca proteger pessoas, bens e valores.
Ou seja, podemos dizer que trata-se de um conjunto de sistemas que usam equipamentos eletrônicos aos serviços de profissionais treinados.
O uso de tecnologia é capaz de detectar e inibir ações criminosas, além de comunicar a ocorrência desses eventos de forma remota e administrar situações de pânico.
Continue lendo para entender como a segurança eletrônica residencial pode ser eficiente para o seu caso.
Para que serve o sistema de segurança eletrônica?
Segurança eletrônica é parte da segurança, que ao usar sistemas eletrônicos de segurança, projetados para dissuadir, monitorar, detectar e alarmar eventos que são previamente programados, protege pessoas, numerários, bens e valores.
Resumidamente, nada mais é do que o uso de equipamentos eletrônicos, de forma integrada e sistematizada com o objetivo de garantir a segurança e a integridade das pessoas e bens.
Quando colocamos esse tipo de tecnologia ao serviço de profissionais treinados para inibir ações criminosas, é possível administrar situações de pânico e até mesmo dar suporte em caso de incêndio, por exemplo.
Atualmente, a segurança eletrônica é um recurso indispensável nas atividades da segurança privada e segurança pública. Mas para isso é preciso ter um planejamento adequado.
Esse planejamento precisa ser feito por uma equipe multidisciplinar, composta por especialistas nas atividades da segurança e por técnicos especializados nos sistemas eletrônicos de segurança.
É justamente a integração dos conhecimentos e experiências de cada um desses especialistas, que irá possibilitar a escolha e implementação do sistema eletrônico de segurança mais adequado às suas necessidades.
Lembrando sempre que a instalação e manutenção dos sistemas de segurança eletrônica devem ser realizados por uma equipe técnica credenciada e capacitada.
Como funciona uma empresa de segurança eletrônica?
Essas empresas são criadas para assegurar a proteção de pessoas, bens e valores, através de sistemas de monitoramento integrados.
Se você quer entender o que é segurança eletrônica por completo, o primeiro passo é saber quais são os equipamentos e sistemas utilizados nesta atividade. Normalmente, as tecnologias mais comuns são:
Controle de acesso
Esse dispositivo de identificação permite a passagem apenas de pessoas autorizadas em um determinado ambiente, como empresas e condomínios;
Monitoramento de alarmes
Trata-se de sistema que detecta e avisa sobre intrusos, violação de áreas protegidas, incêndios, entre outras situações de perigo;
Câmeras de segurança
Por fim, esses são os equipamentos que permitem monitorar de forma remota imagens em tempo real usando computador, tablet, smartphone, entre outros dispositivos.
Como a segurança eletrônica pode ser eficiente?
Como já mencionamos, o principal objetivo da segurança eletrônica é prevenir ações de infratores em residências, condomínios, empresas e lojas do comércio.
Entre seus benefícios está permitir a mobilidade e maior possibilidade de serviços integrados à segurança, por exemplo:
- controle de visitantes em prédios por controle de acesso e câmeras instaladas;
- registros eletrônicos;
- mais rastreabilidade;
- monitorar o patrimônio.
Outro ponto positivo é que o cliente pode visualizar sua propriedade em tempo real ou vigiar um ente querido que necessita de cuidados especiais. Ao usar o botão de pânico, é acionada a Central de Monitoramento e as medidas de segurança são cumpridas.
Podemos resumir então que o uso de segurança eletrônica:
- Reduz riscos;
- Traz a sensação de segurança;
- Possui excelente custo-benefício;
- Promove a vigilância permanente;
- Garante a privacidade;
- Tem integração com diversos sistemas.
Por fim, saiba que os locais que estão sujeitos ao acesso de pessoas, e que precisam de monitoramento, públicos e privados, utilizam a segurança eletrônica para combater e inibir ações criminosas.
São eles casas, apartamentos, escritórios, prédios comerciais, comércio de rua, grandes lojas de varejo, entre outros.
Para cada ambiente existe uma solução personalizada para atender às suas necessidades específicas de segurança.
E você, pretende contratar uma empresa de segurança eletrônica residencial? Deixe o seu comentário.