Matemática para as crianças: Saiba como ensinar de maneira lúdica
A matemática é importante de várias formas para várias áreas da nossa vida. Assim, ensinar matemática para as crianças é importante para que elas não tenham uma série de dificuldades no futuro.
Nesse sentido, aprender essa matéria de forma lúdica é uma excelente opção. Isso porque as crianças aprendem enquanto se divertem, o que torna o aprendizado prazeroso. E, como consequência disso, ele também se torna muito mais eficiente.
Afinal, aprendendo a matemática de forma lúdica, elas não apenas aprendem os conceitos, como também os internalizam. Isso faz com que, mais tarde, a resolução de problemas mais complexos se torne intuitiva.
Portanto, continue a leitura e confira algumas maneiras divertidas de ensinar matemática para as crianças.
Crianças conseguem aprender matemática?
A infância é uma fase em que o cérebro das crianças está em pleno desenvolvimento. Assim, o aprendizado dos conceitos mais intuitivos da matemática começa cedo. Isso acontece por causa da curiosidade e da necessidade que os pequenos têm de explorar o mundo.
Ou seja, noções simples como causa e consequência, sequência de eventos e tamanhos se apresenta para elas de forma natural.
Além disso, seu cérebro em desenvolvimento as fará aprender com facilidade os números, a sequência deles e outros pontos básicos.
Qual é a idade ideal para ensinar matemática para crianças?
Noções de espaço e quantidades podem ser ensinadas desde cedo. Com a idade entre três a quatro anos, você já pode apresentar a elas os números de 1 a 20. Com cinco anos, já pode ensiná-las a contar com os dedos das mãos.
Assim, antes mesmo de iniciar a escola, os pais já podem introduzir conceitos simples de matemática para seus filhos.
Entretanto, lembre-se de que a facilidade de aprendizado vai depender de cada criança. Portanto, comece devagar e evolua no ensino de acordo com o que ela consegue assimilar. Não force o aprendizado para além do que a criança pode aprender no momento.
Como ensinar matemática para crianças de maneira lúdica?
De fato, a matemática não se resume a números e cálculos. É importante que a criança comece desde cedo a se familiarizar nas seguintes áreas:
- Números, contagens e operações matemáticas;
- Grandezas e medidas;
- Espaço e forma, como figuras geométricas.
Além disso, algumas habilidades, se bem desenvolvidas, farão com que o aprendizado mais avançado da matemática seja muito mais intuitivo. Raciocínio lógico, noções de espaço e pensamento estratégico são alguns exemplos dessas habilidades.
Nesse sentido, o ensino lúdico é uma maneira excelente de usar imaginação, curiosidade e energia infantis em prol do aprendizado.
Portanto, confira a seguir alguns exemplos:
Brincadeiras de culinária
Envolver as crianças no preparo das refeições é uma excelente oportunidade de ensinar a elas matemática. Nesses momentos elas vão aprender conceitos importantes como noções de medida e padronização.
Além disso, aprenderão a fracionar ou multiplicar as porções. Outro ponto importante é a noção de organização dos materiais e o tempo de preparo das refeições. Apenas lembre-se de supervisionar e não deixá-las por as mãos em objetos que podem ser perigosos para elas.
Quebra cabeças
Os quebra-cabeças são jogos em que as crianças vão aprender de forma divertida vários conceitos matemáticos importantes. Como, por exemplo, o conhecimento de lógica, espaço e formas.
Outros sim, você também pode introduzir na brincadeira conceitos de multiplicação e divisão através das linhas e fileiras formadas. Além disso, essa atividade estimula a capacidade das crianças de usar a visão a favor da resolução de problemas;
Mapas
Os mapas são excelentes para dar às crianças uma boa percepção de espaço. Para os mais crescidos você também pode fazer caças ao tesouro. Nesses jogos faz com que, para conseguir alguma pista, as crianças precisam resolver problemas matemáticos, por exemplo.
Jogos de tabuleiro
Os jogos de tabuleiro ajudam as crianças a desenvolverem a capacidade de pensamento lógico e estratégico. É importante que os pequenos desenvolvam essas habilidades para que consiga resolver problemas matemáticos.
Compras
Envolver as crianças nas atividades de compras ajuda-as a absorverem vários conceitos matemáticos. Você pode instigá-las a contar quantos itens precisa comprar, comparar preços e subtrair da quantidade de dinheiro que pode gastar.
Além disso, já é um bom começo para que ela comece a aprender lições de economia doméstica.
Jogos eletrônicos
Você pode encontrar muitas opções de jogos para crianças em que elas podem desenvolver habilidades matemáticas. Alguns deles exigem que elas usem um raciocínio rápido e raciocínio lógico, importantes para o desenvolvimento do pensamento matemático.
Blocos de construção
São atividades muito divertidas e que vão favorecer a noção de espaço das crianças, além da noção de formas geométricas. Você também pode dar a elas tarefas em que precisam calcular quantos blocos vão precisar para montar uma determinada construção.
Por fim, agora que você já conhece algumas formas de ensino da matemática para as crianças, deixe um comentário. Você já fez uso de alguma dessas formas de aprendizado? Qual achou mais interessante?
Ademais, ao ensinar matemática para as crianças é preciso lembrar que o desenvolvimento dessas habilidades vai variar. Algumas crianças absorvem conceitos mais rápido, outras mais devagar. Assim, ensine seus pequenos com paciência e de forma divertida e você terá bons resultados