Speech in nihongô

16/09/2022 08:54
noticia Speech in nihongô
noticia Speech in nihongô

Aprender é sempre uma oportunidade para o seu crescimento pessoal e cultural. E isso não seria diferente com o aprendizado de um novo idioma. Quando aprendemos um novo idioma conhecemos também um pouco da cultura dos falantes daquele idioma. Ao estudar o idioma japonês conhecemos também a cultura e a história do Japão, os costumes da população e seus hábitos sociais.

Aprender um novo idioma, seja ele qual for, é mergulhar em uma nova realidade. É maravilhoso começar a entender algo em outro idioma, escrever frases que antes não faziam sentido algum e perceber que o mundo é maior do que a gente pensa.

Desembarquei em solo nipônico há cerca de três décadas e sempre que possível participei das aulas de japonês oferecido pelas associações internacionais das cidades onde residi no Japão. Moro na cidade de Miki há doze anos, e após um hiato de dez anos, em 2019 decidi voltar a estudar o idioma japonês. Procurei a Associação Internacional da Cidade de Miki e me inscrevi no curso de língua japonesa. E após três anos estudando o idioma japonês, participei do Speech in Nihongô, com texto próprio escrito em japonês.

As aulas do idioma japonês oferecido pela associação internacional da cidade são ministradas por voluntários (alguns ex-professores e outros motivados por um misto de idealismo e capacidade de realização) que dedicam seu tempo e conhecimento para nos ensinar as bases elemetares da alfabetização nipônica.  Com esforço, apesar das dificuldades dos idiomas (somos brasileiros, coreanos, chineses, vietnamitas, sírios), conseguem despertar em nós a sede do conhecimento. Dedicados e pacientes ao lecionar, revelam quão confortáveis nos sentimos em tê-los como nossos mestres. 

Obrigado á Associação Internacional da Cidade de Miki por esta oportunidade, em especial à sra. Kawagoe, Tanaka san, Chiaki san, e às senseis Okabe (promeira professora), Yuu Sakurahara (segunda sensei) e à Natsumi (minha atual sensei, os voluntários fazem rodízio anual) e à todas as pessoas que vieram prestigiar esse evento e torcer por mim. E à todos que sempre acreditaram em minha evolução. 

Todas as pessoas que conheço me é superior em algo. E nesse particular sempre aprendo algo novo...

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL