O que é marketing de conteúdo?
Se estiver interessado em aprofundar o que é marketing de conteúdo, chegou ao lugar certo. É uma técnica de marketing baseada na criação de diferentes conteúdos (idealmente educativos) em torno de uma marca.
O sucesso de uma boa estratégia de marketing de conteúdo deve ajudá-lo como empresa ou marca a alcançar seu próprio público.
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma disciplina do marketing digital e é definido como o conjunto de técnicas para a criação, publicação e gerenciamento de conteúdo digital que gera valor para o usuário.
A abordagem desta estratégica e conjunto de ações centra-se em despertar o interesse do nosso público-alvo no âmbito online e provocar uma interação por parte do utilizador através de chamadas para a ação ou call to action.
Embora a definição seja bastante concreta, a realidade é que o marketing de conteúdo é um conceito muito amplo.
Na verdade, vai ser o nosso principal caminho de ação para nos posicionarmos nos motores de busca e, também, uma peça fundamental da comunicação corporativa.
Benefícios do marketing de conteúdo
Quais são os principais benefícios que o marketing de conteúdo vai trazer para a sua empresa?
- Interação direta com o usuário. Uma vez que mergulhamos no mundo do marketing de conteúdo, abre-se infinitas possibilidades. Uma tendência muito em expansão é o marketing conversacional, que consiste em usar técnicas que nos ajudem a conversar e entrar em contato com o usuário.
- Muito barato e rentável. Como dissemos, existem múltiplas maneiras de fazer marketing de conteúdo, e a maioria delas é gratuita, mas tem um custo associado que é o tempo gasto.
- Posicionamento em motores de busca na internet. Estar ativo na web não só nos ajudará a estar perto dos clientes, mas também a ser visível diante dos algoritmos.
Como começar a implementar o marketing de conteúdo?
Embora possa parecer que fazer marketing de conteúdo é simplesmente permanecer ativo e publicar muito, a realidade é outra.
É importante ter um plano de gestão de conteúdo claro e fundamentado em uma investigação prévia. Para tal pesquisa, várias ferramentas de análise SEO podem ser usadas para examinar a concorrência e procurar palavras-chave. Contudo, a melhor opção é confiar em uma agência de SEO para não arriscar perder dinheiro.
Além disso, aqui estão outras formas de implementar o marketing de conteúdo:
- Um blog é uma das ferramentas-chave para uma empresa. Permite-nos publicar artigos de muitos temas e dar vida ao nosso site.
- Os infográficos e outros tipos de imagens combinam muito bem com os artigos. Eles também podem ser usados sozinhos, pois se movem muito bem em plataformas visuais como Instagram ou Pinterest.
- Vídeos. Cada vez mais utilizados, os vídeos têm um carácter de entretenimento e divulgação muito poderoso, uma vez que dá uma imagem muito próxima e amigável à empresa. Contudo, é fundamental postar vídeos de qualidade no Instagram.
- Ter um podcast é algo relativamente simples, dependendo do nível e qualidade que procuramos. Pode ser muito útil para melhorar a nossa imagem de marca como “especialistas” em algum assunto relacionado com a nossa missão empresarial.