18 Vacinas disponibilizadas pelo sistema único de saúde no Brasil

01/10/2022 10:47
noticia 18 Vacinas disponibilizadas pelo sistema único de saúde no Brasil
noticia 18 Vacinas disponibilizadas pelo sistema único de saúde no Brasil

O Sistema Único de Saúde (SUS), é o mais completo em vacina de todo o mundo, aqui no Brasil, começamos a tomar vacinas desde bebê até a fase adulta e ao longo de nossa vida vamos atualizando as doses dessas vacinas.

Existem vacinas para evitar as mais diferentes doenças, como, por exemplo, tétano, hepatite B, Pentavalente, entre muitas outras. No dia 9 de junho é comemorado o Dia Nacional da Imunização, essa data tem como objetivo fazer um alerta para toda a população do quanto manter a carteira de vacinação atualizada é importante.

As pessoas precisam entender que a vacinação não é somente um gesto de amor-próprio imunizando de pegar qualquer doença, mas também de amor ao próximo para não contrair nenhuma doença e transmitir para o próximo. Quando a transmissão foge do controle, pode gerar uma pandemia como aconteceu com o vírus da covid-19, é de extrema importância que tome as doses corretas de todas as vacinas para controlar para prevenir você e aos outros de pegar qualquer tipo de doença. 

No pico da pandemia do coronavírus, a notícia da chegada das doses da vacina foi a melhor que poderíamos receber, foi graças a esses imunizante, que hoje temos uma pandemia controla e o número de mortes diminui consideravelmente, por mais que tenha sido uma vacina feita as pressas, hoje em dia temos muita tecnologia que ajudou nossos cientistas a desenvolver vacinas super eficazes salvando muitas pessoas desse vírus mortal.

Atualmente, existem muitos softwares que podem ajudar ainda mais em laboratório e hospitais, como, por exemplo, o Sistema Vida, que permite que a equipe trabalhe com mais agilidade para atender os pacientes.

Se você quiser saber um pouco mais sobre algumas vacinas presentes no SUS, fique até o final desta leitura que ficará sabendo para que algumas delas servem.

Veja algumas vacinas presentes no calendário nacional

Como já dissemos anteriormente, as vacinas estão presentes em nossas vidas quando ainda temos meses de vida e nos acompanham a vida inteira. Logo abaixo veremos algumas vacinas que fazem parte do calendário nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).

  • BCG (Bacilo Calmette-Guerin)

Faz a prevenção das formas graves de tuberculose, principalmente a meníngea e miliar;

  • Pentavalente

Essa vacina realiza a prevenção de doenças como difteria, coqueluche, tétano,  meningite, hepatite B e infecções por HiB;

  • Hepatite B;
  • Hepatite A;
  • Vacina Inativada Poliomielite (VIP)

Prevenção contra a paralisia ou  poliomielite infantil;

  • Vacina Oral Poliomielite (VOP) 

Faz imunização da paralisia ou poliomielite infantil;

  • Pneumocócica 10 Valente

Prevenção contra pneumonia, meningite, otite e outras doenças provocadas pelo Pneumococo;

  • dTpa (Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto)

Impede a difteria, coqueluche e tétano;

  • DTP (Tétano, coqueluche e difteria)
  • Rotavírus

Faz a prevenção contra diarréia causada pelo rotavírus;

  • Meningocócica C 

Imuniza contra a meningite do soro tipo C;

  • Febre Amarela (dose única) 

Prevenção contra a febre-amarela;

  • Tríplice viral 

Imunização contra o sarampo, rubéola e caxumba;

  • Pneumocócica 23 Valente

Previne contra pneumonia, meningite, otite, entre outras doenças geradas pelo Pneumococo;

  • Influenza

Faz a prevenção contra a gripe e as suas complicações;

  • Varicela atenuada – previne varicela/catapora;
  • HPV

Previne contra o papiloma (é um vírus humano que provoca verrugas genitais e câncer;

  • Dupla Adulto

Prevenção contra tétano e difteria.

Essas são todas as vacinas presentes no calendário nacional que devem ser tomadas em diferentes fases da nossa vida, lembre-se de manter as suas carteirinha de vacinação e a do seu filho sempre em atualizada. 

Qual a importância da vacinação?

As vacinas têm como função fazer com que o nosso corpo produza respostas imunológicas, com o objetivo de nos proteger de doenças. Essas respostas são geradas pelos próprios agentes causadores de doenças colocadas em nosso organismo por meio da vacina de forma inativa ou enfraquecida. 

Por mais que os agentes injetados não tenham forças o suficiente para causar a doença em nosso corpo, eles garantem o estímulo do sistema imunológico. A vacinação é importante, pois ela diminui os casos de doenças infecciosas, dessa forma sua transmissão fica controlada.  

Ela ainda ajuda a diminuir o números de internações, reduz os gastos com medicações, diminui o risco de mortalidade e faz com que a doença seja erradicada.  

Como as vacinas agem em nosso organismo?

Quando a vacinação é feita, é apresentado ao nosso corpo um antígeno desconhecido, dessa forma o organismo começa a gerar anticorpos contra o mesmo, no primeiro instante essa produção tem um processo um pouco lento.

Mas, além de produzir os anticorpos, o corpo também produz as células de memória, assim quando essas mesmas células entrarem em contato com  antígeno conseguirão produzir anticorpos contra ele e de forma mais rápida. 

Em ação da presença das células de memória, o indivíduo já vacinado consegue fazer com seu sistema imunológico atua mais rápido, assim evitando que as doenças se desenvolvam com mais facilidade.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL