4 Maneiras de acalmar um bebê antes de dormir
Ser mãe e ser pai de um pequeno bebê não é tarefa fácil. São seres delicados que precisam da nossa ajuda para crescerem saudáveis e se desenvolverem.
A mãe vai sacrificar seu corpo para dar à luz, passa um tempão sentada em uma poltrona de amamentação alimentando o bebê, depois coloca ele no berço com a expectativa de um boa noite de sono.
Mas muitas vezes não é isso que acontece, e o pai e mãe revezam para ver quem dorme menos e cuidar mais da criança. Um momento muito delicado onde duas pessoas exaustas precisam cuidar de um ser totalmente dependente.
Por isso muitos pais e mães estão sempre se perguntando como fazer para que o bebê se acalme na parte noturna. Se o bebê dorme bem, se ele dorme uma noite toda, significa que os pais dormem também.
O problema principal é quando eles trabalham no outro dia, já que o tempo que a mãe está longe do emprego é bem pequeno, e o pai nem ao menos tem.
E hoje estamos aqui para ajudar. Vamos citar aqui as melhores dicas para acalmar um bebê antes dele dormir, para que todos ali dentro da casa possam ter um boa noite de sono.
Crie um ritual antes de dormir
Assim como adultos, rotinas fazem bem para os pequenos dormirem bem. Se você quer que ele já vá se acalmando antes da hora de dormir, siga uma rotina.
A ideia é simples, se você simplesmente colocá-lo no berço e esperar que ele durma, pode não dar certo. Bebês não entendem que simplesmente é a hora de dormir, principalmente se ele não estiver tão cansado.
O ideal é que você crie um ritual e o faça sempre, para que bebê comece a entender que a hora de dormir está chegando. Ele vai absorver isso, e quando perceber que o ritual começou, vai ficar mais propenso a dormir sem muita resistência.
Nem todo mundo acredita que os bebês podem estar de alguma forma cientes com uma rotina, mas é porque sempre subestimamos os pequenos.
Evite agitação noturna
E por falar em subestimar a percepção dos bebês, também não podemos fazer isso enquanto agitamos. Os pais, familiares e visitas se derretem sempre que um bebê expressa alegria, e por causa disso estão sempre brincando com ele.
E não tem nada de errado com isso, a menos que você pense em colocá-lo para dormir daqui a pouco. Você deve sim gastar a energia dele, mas não imediatamente antes de dormir essa agitação noturna pode deixá-lo despertado, e até a canseira pode demorar para bater.
Isso significa que você, pai e mãe vão ter que ficar mais horas acordados até a pilha da criança finalmente acabar, e isso pode significar mais uma noite sem dormir.
Cuidado com aposição de dormir
Segundo a SBP, Sociedade Brasileira de Pediatria, existe uma posição apropriada para um bebê dormir. Não é de lado, e muito menos com a barriga para baixo que inclusive pode até mesmo ser perigoso.
A posição correta para o bebê dormir é de barriga para cima, para que ele possa estar em uma boa postura e também para que possa respirar direito. E é recomendado não deixar que os braços ou algo cubra seu rosto ou faça peso sobre sua barriga.
O órgão ainda alerta para cuidados com brinquedos, pelúcias e travesseiros muito grandes, que com o bebê se mexendo, pode acabar asfixiando o pequeno. Então muito cuidado com o que você deixa no berço sem ser supervisionado.
Não atrapalhe as sonecas
Você provavelmente já ouviu de algum pai ou mãe que eles não deixam o bebê tirar muitas sonecas durante o dia. Isso porque ele tem medo que o bebê não durma de noite, e isso não é bem verdade.
Os bebês precisam dormir muito, e eles acabam criando um ciclo próprio de acordar ou dormir. Desse jeito, se você acordar ele de uma soneca, você quebra o ciclo. E isso não vai fazer com que ele fique mais cansado e durma a noite, pelo contrário.
Isso vai fazer com que ele perca o horário de dormir, fique sem ciclo, e fique com o sono imprevisível. Pode ser que ele durma a noite toda, pode ser que ele vá dormir de manhã e durma o dia todo.
Deixe que ele tenha seu pequeno ciclo de sono, com suas sonecas e seu sono maior, isso faz bem para a saúde e também para seu desenvolvimento.
Em resumo, proporcionar uma noite de sono decente para seu bebê é garantir que ele se desenvolva em segurança, e é garantir que os pais tenham mais disposição para poder cuidar do bebê e de todas as responsabilidades do dia a dia. Os dois lados querem a mesma coisa, e é só procurar a maneira certa de fazê-lo descansar.