Quais são os maiores produtores de grãos no Brasil?
O Brasil é o maior produtor de grãos de todo o mundo, e isso pode ser que você já soubesse. O país todo tem um grande trabalho de produzir todo tipo de grão que você pensar, com um grande destaque para o arroz e o feijão que tanto gostamos.
Basicamente não existe nenhum estado nosso que não produza nada de grãos, mas ao mesmo tempo, devemos afirmar que existem alguns que se destacam e muito nessa área, seja por área para plantar, seja pelo clima, seja pela qualidade técnica de quem faz isso.
O fato é que existem 4 estados que juntos são responsáveis por quase 70% de toda a produção do país.
E hoje, para deixar você mais informado e ainda mais orgulhoso desses estados, vamos listar aqui eles. Mas mais do que isso, vamos listar aqui eles e dizer qual é o tamanho da proporção que eles fazem, com certeza os números vão surpreender qualquer um.
Goiás
Obviamente que o estado de Goiás tinha que estar na nossa lista, afinal de contas, estamos falando do berço da raça brasileira, o local que se orgulha de trabalhar com plantio. E não à toa está aqui como o quarto estado que mais produz grãos em todo nosso país.
A grande vantagem que esse estado tem é a sua localização. Por ali ficam os maiores clientes de consumo de grãos, e isso ajuda muito na hora da comercialização. Então muitas pessoas decidem começar a produzir grãos justamente porque a vantagem faz ser mais fácil e lucrativo.
Segundo dados observados, uma única safra em Goiás pode passar das 32 milhões de toneladas de grãos, colocando esse estado aqui de forma totalmente justa. Agora imagine só o trabalhão que dá para fazer a armazenagem de grãos. E não se assuste com o número, porque esse é só o quarto maior.
Rio Grande do Sul
Já pensou levantar cedo para trabalhar na roça naquele friozinho bom do sul do Brasil? Felizmente muita gente faz isso, e por isso o estado está em terceiro lugar como um dos maiores produtores de grãos de todo o país.
Apesar do frio, o cultivo daquelas terras sempre é muito bom, o que faz com que exista muito investimento nessa área por lá, e principalmente nas grandes fazendas que produzem grãos quase que de forma industrial.
O que mostra isso são os números, já que mesmo com um clima que pende mais para o frio, o estado ainda é capaz de produzir mais de 35 milhões de grãos por cada safra, um número impressionante, mas que não para por aí.
Paraná
Ainda no sul do Brasil, o Paraná é responsável por estar em segundo lugar como o estado que mais produz grãos em todo o Brasil, à frente de seus vizinhos do Rio Grande do Sul, mas ainda atrás do nome que ficou como o grande produtor aqui.
Muitos acreditam que o motivo do Paraná se virar tão bem na produção de grãos, é o fato de ser um local com muita tradição agrícola e uma escolaridade alta, o que faz com que mais pessoas tenham formações técnicas para trabalhar na área, aumentando assim a mão de obra.
Esse conhecimento técnico todo que citamos se traduz diretamente em números, e o estado é capaz de produzir impressionantes 41,5 milhões de toneladas por safra, merecendo assim a medalha de prata, mas ainda longe do número do grande vencedor.
Mato Grosso
Agora estamos falando não só do maior produtor de grãos de todo o nosso país, estamos falando também do estado que reserva mais lugar para a produção de grãos. Muitos acreditam inclusive que esse é o grande trunfo do Mato Grosso sobre os outros estados.
Por conta da tradição, mas principalmente por conta do lugar disponível para isso, o Mato Grosso produz um número inacreditável de grãos por cada safra, um número que bate de longe todos os outros nomes citados aqui.
São 58 milhões de toneladas por cada safra, um número que faz com que ele esteja bem longe de ser alcançado por qualquer outro estado, e mostrando o esforço que as pessoas desse lugar fazem para poder trabalhar com números tão altos.
Menção honrosa
E por fim, temos que lembrar que o estado de São Paulo, embora seja gigantesco, não esteve nessa lista. São Paulo produz sim grãos, talvez seja o maior responsável pela produção de grãos de café, mas o foco do estado acaba não sendo esse.
Como São Paulo é mais voltado para a produção de outras coisas como cana de açúcar e frutas como laranja, acaba não sobrando muito espaço para a produção de muitos grãos além do café. Mas como ele é um grande produtor de café, fica aqui a menção.