Mini cama ou cama infantil? Veja qual é melhor para seu filho

14/12/2022 13:02
noticia Mini cama ou cama infantil? Veja qual é melhor para seu filho
noticia Mini cama ou cama infantil? Veja qual é melhor para seu filho

Na hora de comprar a cama dos filhos, sempre batem as dúvidas: “Qual é a cama ideal?”, “Como a cama das crianças deve ser?”, “Qual é a cama que favorece o sono dos pequenos?”. Veja como responder essas perguntas 

 

Sempre que se opta por comprar alguns itens para o quarto da criança, a idade é motivo para uma série de dúvidas. A cama infantil, por exemplo, qual a melhor e mais confortável para os pequenos?

 

Os especialistas recomendam  pesquisar pela cama ideal conforme a idade das crianças. Não existe uma cama apenas para qualquer idade. E claro, o sono dos pequenos, é sempre crucial para o desenvolvimento do intelecto, raciocínio e do próprio crescimento.

 

Portanto, veja como escolher a cama certa conforme a idade da criança.

Cama para os bebês

Os bebês são frágeis demais para dormirem em uma cama sem proteção. Também não é recomendado dormirem na mesma cama dos pais, sob o risco de sufocamento ou esmagamento.

Por outro lado, um bebê sozinho em uma cama pode cair e se machucar com graves lesões ou risco de morte. Portanto, um berço reforçado, com colunas laterais com menos de 5 cm de espaço entre uma e outra, é sempre o mais recomendado.

Pelo menos até que o bebê complete 1 ano.

Para crianças de 1 a 3 anos: mini cama!

Para os bebês que já estão mais crescidinhos, a mini cama infantil é uma opção que permite a eles descansarem mais confortavelmente. 

 

Geralmente, quando a criança começa a esbarrar nas laterais do berço e a se tornar mais "comprida", é o momento de pensar em uma mini cama. Sem contar que a criança, à medida que cresce, torna-se mais pesada para a estrutura do berço, que pode desmontar. 

 

As mini camas são montadas diretamente no chão. Nesta fase, as crianças dormem de 11 a 14 horas por dia e portanto, o momento de dormir precisa ser calmo e tranquilo. 

Para tanto, a fim de evitar acidentes, as mini camas são mais baixinhas para evitar o risco da criança cair no chão e se machucar. Tais camas também possuem grades de proteção, que ajudam a criança a não cair no chão, caso “role” da cama ao dormir.  

Existem mini camas infantis que além de proporcionarem mais conforto, também estimulam a imaginação dos pequenos, com personagens, cores e desenhos que auxiliam tão logo começam a dizer as primeiras palavras. 

Pelo menos, até que a criança complete 3 anos, a criatividade e a comunicação serão bem estimuladas, sem contra a autonomia de locomoção sempre que subir e descer da sua caminha. 

Cama infantil: dos 3 aos 6 anos

 

Enfim, para tristeza ou alegria dos pais, chega uma nova fase na vida dos filhos: a de trocar a mini cama por uma cama infantil. 

Nesta idade, as crianças dormem em torno de 10 a 13 horas por dia e não é de se admirar que o tempo baixe ainda mais, visto que as atividades ao longo do dia vão aumentando.

Nesta faixa etárias, as crianças estão com pique de sobra. No entanto, tanta energia favorece um sono mais tranquilo à noite. Uma cama infantil que não seja tão alta, porém, levemente maior, favorece o descanso dos pequenos e agrega impacto no seu desenvolvimento.

Cama de solteiro “infantil”: Dos 6 aos 13 anos

 

Nessa idade, embora na teoria as crianças durmam de 10 a 12 horas por dia, na realidade, a curiosidade e o pique estão à toda. 

 

Tal situação favorece o sono noturno, mas com o desenvolvimento do corpo e da mente, a cama infantil possivelmente ficará pequena e apertada.

 

Portanto, é chegada a hora de comprar uma cama de solteiro, porém infantil. 

 

Trata-se de uma cama levemente mais baixa que as de solteiro adulto, porém, com maior comodidade para os pequenos poderem subir e descansar.

 

Trocar a cama das crianças não é algo chato ou difícil. Pode ser divertido e prazeroso, uma vez que é um sinal positivo do desenvolvimento dos pequenos.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL