QUAL É O PAPEL DA MULHER NA SOCIEDADE ATUAL?
O Dia 08 de março é marcado por uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres ao longo da história.
Um destes fatos ocorreu no dia 08 de março de 1857, quando trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizeram greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres. O movimento foi reprimido com violência pela polícia.
Outro fato marcante destas lutas, foi o dia 25 de março de 1911, quando cerca de 145 trabalhadores (a maioria mulheres) morreram em um incêndio numa fábrica de tecidos em Nova Iorque, em razão das péssimas condições de segurança no local. Esse fato trágico provocou várias mudanças nas leis trabalhistas e de segurança, gerando melhores condições de trabalho aos norte-americanos.
Em 1910 ficou decidido pela ONU (Organização das Nações Unidas) que o dia 08 de março passaria a ser o Dia Internacional da Mulher. Nessa data, a maioria dos países realizam conferências e reuniões para discutir o papel da mulher na sociedade atual, com o objetivo de tentar diminuir o preconceito e a desvalorização da mulher.
Porém ainda hoje, mulheres de vários locais do Brasil e do mundo sofrem com baixos salários, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Por isso, a luta por melhores condições de trabalho, direitos sociais, direito ao voto feminino e até pelo fim do trabalho infantil devem ser constantes.
É fato que nós mulheres tivemos muitas conquistas ao longo destes anos, como o direito ao voto e conquistas salariais, mas os desafios que nós mulheres temos, são diários e devem ser superados dia após dia:
- A insuportável ditadura da moda e da aparência nos deixaram tão inseguras, que algumas empresas de cosméticos e da moda procuraram reconstruir suas propagandas, e hoje procuram mostrar que cada mulher tem o seu próprio estilo e pode ser bonita e valorizada como ela é.
- A cobrança dos filhos e maridos por atenção também é um desafio diário superado pelas mães que nunca negam carinho e atenção sem interromper muitas vezes a tripla jornada de trabalho, estudo e casa.
- As lutas pelas conquistas pessoais (como obter sua casa, carro, apartamento, uma formação escolar superior, construir uma nova carreira) exigem tempo e dedicação levando muitas a dividir ou até adiar o sonho de um casamento ou de serem mães para alcançarem estes objetivos.
- A agressão psicológica sofrida no trabalho ou pelo companheiro também são outras batalhas que muitas procuram vencer sozinhas e em silêncio.
Enfim, a luta feminina é constante. Os desafios são grandes e diários e se renovam a cada instante, por isso, estar de bem com si mesma é a melhor estratégia para realizar seus sonhos e atingir seus objetivos com sucesso.
Procure manter-se sempre motivada e de bem com você mesma, pois a força de uma mulher é imensa e transformadora, ao ponto de transformar não só a si mesma, mas as pessoas que nos rodeiam.
Que não só o Dia Internacional da Mulher seja uma data importante para você, mas sim todos os dias. E que você tenha orgulho de suas conquistas e coragem para superar os próprios limites e desafios diários.