CPF negativado: o que significa e como reverter essa situação
Para consultar o seu CPF negativado, acesse o site ou aplicativo oficial da Serasa e faça seu cadastro com suas informações pessoais. Se já tiver conta ativa, realize o login e logo na primeira tela aparecerá as informações, como a situação do seu CPF, entre outras.
Como resolver em caso de CPF negativado?
Existem algumas maneiras de renegociar suas dívidas negativadas. Uma delas é entrar em contato diretamente com o credor e solicitar a renegociação.
Outra maneira é aproveitando os feirões e plataformas de renegociação de dívidas. Uma delas é a da Serasa Limpa Nome, em que possui diversos parceiros e oferece condições exclusivas para quitar as dívidas.
Um bom exemplo é a parceria da Recovery e a Serasa, que oferece ótimos descontos e condições de pagamentos facilitadas. É o seu caso? Aproveite essa oportunidade e renegocie sua dívida Recovery com descontos para encerrar os débitos e voltar a ficar no verde!
Quais são as possíveis consequências de ter o CPF negativado?
Ao ter o CPF negativado, você pode enfrentar diversas complicações. Veja:
Impacto no Score de Crédito
Ao ter uma conta negativada, os sistemas de birôs de crédito forem avaliar seu perfil e histórico financeiro, vai avaliar negativamente essa informação, levando a uma queda na sua pontuação de crédito.
Isso porque ao não cumprir com os compromissos financeiros, o consumidor demonstra que é um mau pagador, o que aumenta a probabilidade de inadimplência e impacta no seu score.
Dificuldade de conseguir crédito
Com a restrição no seu nome e com um score baixo, vai ser muito dificultoso conseguir uma concessão de crédito. Já que a grande parte de credores avaliam esses pontos, como também o perfil e histórico financeiro, entre outros dados, antes de conceder um crédito.
Isso vale para qualquer tipo de crédito, como cartão de crédito, empréstimo, financiamento, e muito mais.
Pode sofrer processos judiciais
Caso você tenha recebido uma cobrança judicial e não tenha como pagar, converse imediatamente com a instituição. Se você não tentar uma negociação amigável, a credora solicitará o pedido de penhora de seus bens, como forma de reaver o valor que você está devendo.
Este é um dos casos mais graves quando falamos sobre CPF negativado. Nenhum consumidor quer ter os patrimônios penhorados ou não conseguir movimentar a própria conta bancária. Dessa forma, indicamos que você verifique o que está devendo e tente quitar o que for possível dentro do prazo estabelecido.
Problemas ao alugar imóvel
As imobiliárias podem não permitir que você alugue qualquer imóvel por estar com o CPF negativado e o mesmo pode acontecer ao tentar comprar uma casa. Os locadores não sentem confiança em você por conta do baixo escore e um histórico de dívidas atrasadas que não foram negociadas.
Ter a suspensão de serviços
No caso de dívidas não quitadas, você pode lidar com a suspensão de diferentes serviços que estava consumindo. Pense, por exemplo, na conta de telefone pós-pago que é um serviço regularmente utilizado, mas quando não quitado. Além de ficar com o nome negativado, você tem o serviço cancelado e só poderá ativá-lo quando pagar.
Tenha em vista que este problema acontece também com a conta de internet e TV a cabo, entre outros. Para não perder estes serviços essenciais, pague sempre na data correta para não precisar lidar também com juros e encargos.
Prejuízos com a saúde mental
O fato de ficar com o nome sujo e devendo, prejudica integralmente a sua saúde mental, principalmente por você receber cobranças constantes para efetuar o pagamento do que deve, gerando ansiedade e estresse contínuos. Além disso, as outras complicações que citamos também podem dificultar muito sua vida e contribuir para isso.
Conviver com o CPF negativado é um problema que pode ser solucionado de forma prática através da renegociação. Por isso, regularize já suas dívidas e limpe seu nome! Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!