Fushimi Inari Taisha

21/05/2024 08:04
noticia Fushimi Inari Taisha
noticia Fushimi Inari Taisha

Monumentos Históricos de Kyoto
Fushimi Inari Taisha (伏見稲荷大社)

Dedicado à Inari, a divindade da boa colheita e sucesso nos negócios, Fushimi Inari Taisha é o chefe de todos os santuários Inari no Japão. O corredor aparentemente interminável de portais alaranjados (torii) vibrantes que ladeiam o caminho até o Monte Inari constitui um cenário impressionante e uma das imagens mais famosas do Japão. Há cinco divindades, ou kami, adoradas em Fushimi Inari Taisha. Mais de 30.000 santuários em todo o Japão são dedicados às divindades Inari. Elas estão consagrados nas instalações de empresas, em coberturas de prédio e, às vezes, em propriedades particulares. Fushimi Inari Taisha é tanto um santuário do povo quanto da Corte Imperial, e, no passado, imperadores frequentemente faziam doações aqui.

Diz-se que o santuário foi fundado em 711, antes de Kyoto se tornar a capital do Japão. O caminho que conduz ao Monte Inari, de 233 metros de altura, está repleto de altares de pedra (otsuka) e caracterizado por aproximadamente 10.000 portões de torii. Este longo túnel de vibrantes portões de torii alaranjado é uma visão icônica em Kyoto. Empresas e indivíduos de todo o Japão dedicam portais (torii) aos santuários devido às suas propriedades divinas para a prosperidade dos negócios. A chegada ao santuário de Okunoin é chamada de Senbon Torii (mil portais torii). Acredita-se que existam até 10.000 torii em toda a montanha. Alguns dos torii foram  edificados no período Edo (1603-1867). 

Leva entre duas a três horas para percorrer a montanha. Na metade do caminho, há uma loja de souvenires e uma barraca de chá onde você pode comprar lanches, bebidas e sorvetes. Há restaurantes japoneses e lojas de souvenires na rua que conduz ao santuário. Aqui você pode encontrar lojas de doces vendendo tsujiura senbei, um tipo de biscoito da sorte que acredita-se datar do século XIX. Alguns acham que são a origem do biscoito da sorte sino-americano. 

As raposas são tidas como mensageiras  divinas da divindade Inari. Estátuas de raposas podem ser vistas no santuário. Na mitologia japonesa, raposas gostam de comer aburaage ou tofu frito. Barracas de chá no caminho que leva ao santuário vendem sushi inari (arroz recheado em bolsas de aburaage) e udon kitsune (macarrão de trigo com caldo coberto com aburaage). Para percorrer o túnel de portais torii, você precisa caminhar ao redor da montanha. Por isso, reserve algumas horas, pelo menos, para a visita. Recomenda-se planejar a viagem do final da manhã até o meio da tarde, com uma parada para almoço leve em meio à caminhada. 

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL