Cuidar de quem um dia cuidou da gente: a importância de valorizar e dar assistência à idosos

Com o crescimento da população idosa no país, cresce a necessidade de cuidados especiais para garantir um bem-estar na considerada melhor idade. Por: Cibele Gomes
18/07/2024 20:36
noticia Cuidar de quem um dia cuidou da gente: a importância de valorizar e dar assistência à idosos
noticia Cuidar de quem um dia cuidou da gente: a importância de valorizar e dar assistência à idosos

Segundo dados divulgados pela Divisão de População da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2019, a realidade de uma população grisalha não está tão distante. Até o ano de 2050, a população mundial contará com um contingente de 20% de pessoas acima de 60 anos. Esse cenário traz preocupações em relação ao bem-estar humano, especialmente no que diz respeito aos cuidados familiares e às doenças que podem atingir essa faixa etária da população.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome desenvolveu uma Nota Informativa direcionando informações relacionadas a população idosa no Brasil.  O último Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022, indica que há aproximadamente 32 milhões de pessoas idosas no país. 
 
A saúde da população idosa no Brasil é um tema de crescente importância, à medida que o número de pessoas com 80 anos ou mais continua a crescer. De acordo com as pesquisas mais recentes, a expectativa de vida no Brasil tem se elevado, e estima-se que até 2030 o número de idosos ultrapassará o de crianças e adolescentes. Este cenário ressalta a necessidade de atenção especial às demandas desta faixa etária.
Principais doenças que atingem os idosos:
1. Doenças cardiovasculares
2. Diabetes mellitus
3. Catarata
4. Doença de Alzheimer
5. Hipertensão arterial
6. Depressão
7. Osteoporose
8. Mal de Parkinson
9. Infecção Urinária
10. Infecções Respiratórias

Ainda há carência de dados no Brasil sobre os desejos das pessoas idosas quanto ao tipo de cuidado que gostariam de receber. No entanto, sabe-se que muitos idosos preferem ser cuidados em suas casas, envelhecendo em seus territórios e preservando suas tradições, costumes e laços de vizinhanç;a. Nesse sentido, observa-se uma tendência de defesa de um modelo que busca maximizar a permanência do idoso em seu lar, sendo auxiliado por familiares ou cuidadores de idosos. 
 

Adriana Brasil gerencia uma agência de cuidadoras de idosos, composta exclusivamente por mulheres. Empreendedora na área da saúde e também cuidadora de idosos, Adriana relata a crescente procura pelo serviço devido à necessidade das famílias em promover o bem-estar de seus entes queridos. Segundo Adriana, o serviço custa em média R$ 130, com opções de plantões de 12h ou 24h. Em torno de quatro profissionais estão envolvidas no trabalho nos plantões oferecidos, e a comunicação direta com os familiares é constantemente reiterada como essencial para garantir a segurança e a qualidade do serviço prestado.

Profissionais capacitados podem oferecer:

- Assistência Diária: Ajudar com atividades cotidianas, como banho, alimentação e medicação.
- Oferecer Companheirismo: Reduzir a solidão e fornecer suporte emocional.
- Monitorar a Saúde: Identificar e responder rapidamente a quaisquer mudanças na saúde do idoso.
- Promover Segurança: Prevenir acidentes domésticos, especialmente quedas.

Contratar cuidadoras especializadas não só alivia a carga sobre os familiares, mas também assegura que os idosos recebam os cuidados personalizados e constantes de que necessitam.  Cuidar dos nossos idosos é um ato de amor e responsabilidade que reflete o respeito e a valorização da vida em todas as suas fases.

No mês de agosto a Agência Adriana Brasil irá realizar o IV Curso de Capacitação para Cuidadoras, com temas relevantes na área da saúde para familiares que desejam dar um conforto e atendimento melhor ao seu familiar, como o curso também será voltado para cuidadoras de idosos, técnicas de enfermagens, entre outros. O curso será ministrado por Bruna Frota, Farmacêutica Especialista em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica, abordando sinais vitais, prescrição e evolução do paciente, e pela enfermeira Josy Silva, especialista em saúde da família, discutindo sobre banho no leito, higiene do paciente, troca de fralda e todo o processo de cuidados essenciais. 

Serviço: 
IV Curso de Capacitação Para Cuidadoras 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL