Gestão de tempo é necessário tanto no universo comercial quanto estudantil
Como a atenção plena pode expandir a sua produtividadeTempo é algo muito fácil de perder nos dias de hoje, diversos estímulos como celular, televisão e até mesmo o barulho das ruas podem te distrair e impedir que você faça um trabalho eficiente, e isso é principalmente problematico em áreas como medicina, finanças e advocacia, bem como nos estudos que são a base para chegar em qualquer uma dessas profissões. Para resolver isso é possível utilizar do método flow que visa colocar o profissional em um estado de consciência de completa absorção em uma atividade, onde perdemos a noção do tempo/espaço e ficamos plenamente envolvidos na atividade em execução, o conceito por si só foi desenvolvido pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi porém quem demonstra como a eficiência na gestão de tempo pode transformar a produtividade e o bem-estar em diversas áreas profissionais e acadêmicas é o especialista internacional em Performance e professor convidado da Universidade de Chicago, Antonio de Nes.
“Na advocacia, por exemplo, é uma profissão marcada por constantes interrupções inesperadas, como telefonemas urgentes e e-mails de clientes é necessário aprender a lidar com essas interrupções para manter a eficiência e a qualidade do trabalho. Algumas formas de fazer isso é stabelecendo horários específicos para verificar e-mails, definir limites de disponibilidade e priorizar demandas urgentes são estratégias importantes. Além disso, evitar a sobrecarga de casos e projetos e saber delegar ou recusar tarefas extras são medidas essenciais para garantir um equilíbrio saudável e evitar o esgotamento”, conta Antonio de Nes.
Já os médicos enfrentam longas horas de trabalho e uma carga intensa de responsabilidades. Emergências médicas, consultas, procedimentos e decisões podem decidir entre a vida e a morte de um paciente fazem com que gerir o tempo se torne um pesadelo. Sem essa gestão, há um risco significativo de esgotamento profissional, o que pode prejudicar a qualidade do atendimento e causar até mesmo um burnout. “Para o médico a gestão eficiente do tempo reside na organização de ideias e em um estado de foco em situações de alta pressão, como o estado flow, que trabalha a realização das ações que você está tomando de forma consciente evitando erros ou deslizes”, conta o especialista.
No setor financeiro, a pressão por resultados rápidos e precisos é constante. A gestão de tempo tem seu papel na hora de lidar com prazos apertados e demandas urgentes, garantindo a qualidade das análises e decisões financeiras. Profissionais com boa gestão de tempo são mais produtivos, evitam erros e mantêm um alto nível de desempenho, contribuindo para o sucesso e a competitividade da empresa.
“Em uma das áreas onde temos mais experiência são os estudantes. A gestão de tempo e o foco são o diferencial em sua absorção de conhecimento. Tendo mais tempo é possível revisar os conteúdos aprendidos para garantir a compreensão do conteúdo. Além disso, o mais importante é executar plenamente o que está fazendo, caso isso não ocorra durante os períodos de lazer o aluno fica perturbado com assuntos escolares e durante períodos de estudo se distrai com outras atividades. Estudos mostram que dificuldades na gestão de tempo estão entre os maiores desafios enfrentados pelos estudantes, afetando sua produtividade e bem-estar”, comenta Antonio com sua prévia experiência trabalhando com alunos de Harvard.
O estado de flow, um conceito desenvolvido por Mihaly Csikszentmihalyi, é um estado de completa absorção em uma atividade, onde a noção de tempo e espaço se perde, e a produtividade aumenta exponencialmente. Esse estado é alcançado quando estamos completamente concentrados, com metas claras e feedback imediato. Profissionais de alta performance, como atletas, artistas e cirurgiões, frequentemente experimentam o flow de forma involuntária, mas sua indução pode ser estrategicamente planejada.
“Para alcançar o flow, é necessário primeiro cuidar das necessidades básicas do corpo e da mente, como hidratação, respiração e sono adequados. Em seguida, é importante organizar a rotina, priorizando atividades por nível de importância e criando um planejamento eficaz. No ambiente de trabalho, evitar distrações e manter o foco no presente são práticas essenciais para entrar no estado de flow”, ressalta o especialista.
A gestão de tempo é uma competência fundamental para profissionais de alta performance e estudantes, impactando diretamente a produtividade, a qualidade do trabalho e o bem-estar. O estado de flow demonstra como uma gestão de tempo eficaz pode transformar a eficiência e a satisfação em diversas áreas. Ao equilibrar desafios e habilidades, e ao manter um planejamento estratégico, é possível alcançar um estado de alta performance que beneficia tanto a vida profissional quanto a pessoal.
SERVIÇO: Optness
Antonio de Nes
Especialista em neurociência da performance
@antonio.efeitoflow
https://www.linkedin.com/school/optness
https://optness.com/br/