Para DESCOBRIR: # GASTRONOMIA MARANHENSE - Influências portuguesas. Por Jeiane Costa*
Olá pessoas queridas!
O Estado do Maranhão possui uma das culinárias mais ricas em sabores, aromas, cores e em sua história. Esse resultado é reflexo da gastronomia brasileira que, entre outros fatores, é a consequência da fusão aculturada de hábitos alimentares de diferentes grupos como o índio, o negro, o português, o francês, os árabes e os nordestinos.
Diante dessa originalidade, convidamos você conhecer um pouco mais sobre a gastronomia maranhense com a influência portuguesa.
Imagem 1 - planta da cidade de São Luís, datada de 1920
Há registro de que os Portugueses tenham esporadicamente incursionado pelo litoral do Nordeste brasileiro e pelo delta do rio Prata no extremo Sul a partir de 1501 fazendo as expedições “guarda-costas”.
De acordo com Lacroix, “a ausência portuguesa adveio de várias tentativas frustradas, por naufrágio, de seus donatários (Aires da Cunha, 1535; Luis de Melo e Silva, em 1554 e 1573) e do fracasso de outras expedições por terra (Gabriel Soares de Sousa, em 1591; Pero Coelho de Sousa, em 1607). Iniciativas que indicam o constante interesse dos lusitanos pela região".
Em 1612 os franceses alcançaram a Ilha Grande e em 1615, foram expulsos do Maranhão após a perda do território na Guerra do Maranhão pelos portugueses. Meireles (1982) conta que os portugueses não teriam tido preocupações de ocupar e agir com urgência na Costa Norte do Brasil, se a ameaça francesa não fosse eminente, pois os marinheiros franceses conheciam a Costa Norte desde 40 anos antes dos portugueses.
Imagem 2 -Jerônimo de Albuquerque
Assim, os portugueses reconquistaram toda a região no dia 2 de novembro de 1615 e Jerônimo de Albuquerque acrescentou o agnome Maranhão. Em 1621 foi criada a Câmara Municipal, com as funções legislativa, administrativa e política, exercidas por dois vereadores, dois juízes e um procurador. Terras foram distribuídas aos povoadores e doado antigo sítio, hoje Rua do Egito, à Ordem Carmelita. Assim, estava criado o Estado do Maranhão, conforme a carta régia de 4 de maio de 1617 por Felipe III, de Espanha e II, de Portugal.
Imagem 3 - ovos-moles d'Alveiro
Lima (2012) afirma que os portugueses trouxeram para a gastronomia maranhense a tradição de sua rica culinária, o gosto pelos ovos, pela cebola, pelas carnes de boi, de carneiro, de bode e de galinha.
Imagem 4 - papainhos de anjos
Trouxeram os cheiros, o cominho, as conservas, os caldos, a banha de porco e a manteiga, os cozidões, as bacalhoadas suculentas e os famosos doces conventuais, os ovos-moles d’Alveiro, os suspiros, os papinhos de anjos, entre outros.
Imagem 5 - suspiros
Com o passar do tempo, técnicas foram desenvolvidas e receitas foram aperfeiçoadas e criadas guloseimas com frutas, farinha, féculas, açúcar, cravinhos, erva-doce e canela, passando a cada geração até os dias de hoje.
e-mail: jeianecosta.novel@outlook.com