“De-construcción” reúne obras dos artistas plásticos Gerson Fogaça e Sandro Tôrres

14/08/2024 23:10
noticia “De-construcción” reúne obras dos artistas plásticos Gerson Fogaça e Sandro Tôrres
noticia “De-construcción” reúne obras dos artistas plásticos Gerson Fogaça e Sandro Tôrres

Mostra destaca 30 obras assinadas pelos artistas goianos e pode ser conferida pelo público em geral até 10 de setembro, no Centro Provincial de Artes Plásticas y Diseño, na capital cubana

Os apreciadores de artes plásticas cubanos marcaram presença, no último sábado (10), no Centro Provincial de Artes Plásticas y Diseño de La Havana, para inauguração da mostra “De-construcción”, com obras dos artistas brasileiros Gerson Fogaça e Sandro Tôrres. A exposição com curadoria assinada por Dayalis Gonzáles Perdomo, resulta de um intercâmbio cultural com a G.A.L.A Foundation, de Miami (EUA) e explora processos de desconstrução e reconstrução na arte contemporânea convidando os espectadores a refletirem sobre a transformação de ideias e formas.

Para a curadora, a exposição propõe um diálogo aprofundado entre as obras de Gerson Fogaça e Sandro Tôrres, centrado na desconstrução da figuração. Dayalis pontua que ambos os artistas desconstroem a figuração tradicional, recombinando-a em novas configurações no limiar da abstração, desafiando convenções e abrindo novas possibilidades de interpretação e percepção.

Fotos: Divulgação

“A desconstrução, como método filosófico, busca expor contradições e ambiguidades nos discursos e ideias, derrubando certezas e verdades. Na arte, manifesta-se desarticulando formas convencionais e reconstruindo-as de maneiras inesperadas e disruptivas. Este conceito é o núcleo das obras apresentadas, que exploram as possibilidades do meio pictórico e desafiam normas estabelecidas de representação”, explica Dayalis Gonzáles Perdomo.

A curadora ressalta que “as obras de Fogaça e Tôrres equilibram a tensão entre figuração e abstração, criando uma narrativa visual rica e multifacetada. Imagens fragmentadas e dissolvidas evocam uma realidade incompleta e em constante transformação, convidando o espectador a construir suas próprias interpretações”.

Ao todo 30 obras serão apresentadas ao público, sendo que muitas delas em grandes formatos. Além dos trabalhos expostos, haverá o lançamento de um catálogo exclusivo documentando esta colaboração artística. A exposição fica em cartaz até 10 de setembro, no Centro Provincial de Artes Plásticas y Diseño de La Habana.

Sobre os Artistas

Gerson Fogaça, nascido em Goiás, em 1967, é um artista plástico reconhecido por suas exposições nacionais e internacionais, tendo em seu currículo a apresentação de seus trabalhos em importantes mostras nacionais em cidades como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador; e passagem por diversos países, como Alemanha, México, Espanha, Bélgica, Argentina, Chile, Estados Unidos, França, Bolívia, Cuba, entre outros. Recentemente, Fogaça expôs no MOCAA (Museu de Arte Contemporânea de Miami) e na Cidade do México, no Centro Cultural Futurama. Para 2025, o artista possui exposições programadas em Miami, no Mahara+CO, na Espanha, no Museu da República em Brasília, Galerias de Arte Orlando Lemos, em Minas Gerais e Galeria Belizário, em São Paulo.

Sandro Tôrres – Nascido em Goiânia (GO), em 1970, atualmente vive e trabalha na capital de Goiás. Graduado em Direito na Universidade Federal de Goiás (UFG), em 1990, e Artes Visuais (UFG), em 1996, possui mestrado em História da Arte (UFG), em 2016 e conta com uma carreira plural, onde constam incursões pela literatura, cinema, publicidade e TV. Seu currículo inclui dezenas de exposições individuais e coletivas, importantes seleções e premiações, e está presente em várias coleções no Brasil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL