QUAL AÇÚCAR VOCÊ CONSOME???
SERÁ QUE É O MAIS SAUDÁVEL???Sabe-se que o Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, mas poucos sabem que somos também um dos maiores consumidores do mundo.
Segundo informações obtidas do Ministério da Agricultura e Ministério da Saúde, no ano de 2010 o consumo anual per capita (por pessoa) foi de 72kg, equivalente a 6kg ao mês ou aproximadamente 200g dia, este elevado consumo pode trazer inúmeros malefícios à saúde, levando o indivíduo a adquirir principalmente as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como: diabetes tipo 2, sobrepeso e obesidade, problemas osteomusculares, problemas cardiovasculares, problemas hepáticos, entre outras doenças.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda que, o consumo desta substância não ultrapasse 25g de açúcar ou o equivalente a 10% da energia total consumida, variando de acordo com a necessidade calórica de cada pessoa.
O açúcar, nome dado a sacarose, provém da planta cana-de-açúcar que passar por vários processos de refinação na indústria até chegar na nossa mesa.
Tipos de açúcares mais consumidos:
- Açúcar Mascavo: o mais natural, não passa por nenhum processo de refinamento por isso mantém todas suas propriedades minerais: cálcio, ferro, magnésio e potássio, obtido através da extração do caldo da cana. Por ter um sabor forte, não agrada a todos paladares.
- Açúcar Demerara: nutricionalmente é bem parecido com o mascavo, apesar de passar por um processo de refino sem aditivos químicos.
- Açúcar Cristal: obtido através do processo de refinamento e branqueamento, neste caso perde grande parte de nutrientes, em média 90%.
- Açúcar Refinado: o mais consumido e encontrado no comércio, mas também o mais nocivo à saúde. Durante o processo de refinamento e branqueamento perde-se vitaminas e minerais tornando-o um alimento de calorias vazias.
- Açúcar de Confeiteiro: passa por um processo especial de refino e branqueamento, tornando-o extremamente fino.
- Açúcar Orgânico: cujo a matéria prima, a cana de açúcar não é adubada com fertilizantes químicos ou algum outro produto agrotóxico, preservando parte de seus nutrientes, possui o mesmo poder adoçante que a versão não orgânica. Apesar de ser mais saudável, seu consumo deve ser moderado.
- Açúcar Light ou Magro: nada mais é que a combinação do açúcar refinado comum (sacarose) com adoçantes artificiais que podem ser: sucralose, sacarina, ciclamato, aspartame. Essa combinação garante poder de dulçor 600 vezes maior que a sacarose, garantido um consumo menor do produto e consequentemente de calorias.
Na verdade, o ideal é reduzir ao máximo a consumo de açúcar, no começo será difícil, mas com o passar do tempo seu paladar se acostuma.
Não podemos simplesmente deixar de consumir açúcar, uma vez que sabemos que ele no nosso organismo se transforma em glicose e serve de combustível para o bom funcionamento das nossas células e é fundamental para o bom funcionamento do cérebro.