Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Ceará participa de sabatinas com pré-candidatos à prefeitura de Fortaleza
O IAB Ceará levantou questõe fundamentais para o futuro urbano da cidade, abordando oito tópicos de carta aberta.O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Ceará (IAB-CE) marcou presença nas sabatinas promovidas pelo Jornal Opinião CE com os pré-candidatos à prefeitura de Fortaleza. Durante esses encontros, representantes do IAB-CE tiveram a oportunidade de levantar questões contidas na carta aberta elaborada pelo instituto, abordando oito tópicos centrais que impactam diretamente no futuro urbano e na qualidade de vida da população da capital cearense.
A carta do IAB-CE aos candidatos enfatiza temas como a necessidade de um planejamento urbano inclusivo, a promoção de cidades resilientes, a urgência de medidas de enfrentamento às emergências climáticas e a garantia de acessibilidade universal. Cada um desses oito tópicos foi discutido pelos representantes do IAB-CE durante as sabatinas, com perguntas direcionadas aos pré-candidatos, cobrando compromissos concretos que apontem para uma gestão mais eficaz e sustentável da cidade.
Durante as sabatinas, os representantes do IAB-CE questionaram os candidatos sobre suas propostas em relação aos oito tópicos levantados na carta:
1. Resiliência urbana
2. Planejamento de território
3. Atuação em áreas vulneráveis
4. Programas públicos de habitação social
5. Áreas e edificações subutilizadas e/ou deterioradas
6. Mobilidade urbana
7. Patrimônio construído, urbanístico e paisagístico
8. Infraestrutura e serviços públicos
Esses temas refletem as prioridades para o desenvolvimento de uma Fortaleza mais equitativa e preparada para os desafios do futuro. “A nossa participação nas sabatinas foi uma oportunidade fundamental para que os pré-candidatos se posicionassem sobre questões que impactam diretamente o dia a dia da população. Queremos garantir que as futuras gestões estejam comprometidas com uma cidade mais justa, inclusiva e resiliente”, afirmou o presidente do IAB Ceará, Jefferson John Lima da Silva.
A carta também chama a atenção para a necessidade de cidades que estejam preparadas para lidar com as emergências climáticas, algo que Fortaleza, assim como outras grandes cidades brasileiras, já enfrenta. De acordo com o presidente Jefferson John Lima da Silva, é essencial que os futuros gestores tenham a responsabilidade de colocar o planejamento urbano como prioridade: “Estamos cobrando que os pré-candidatos tenham uma visão de longo prazo, com ações que não sejam apenas reativas, mas preventivas. As políticas públicas voltadas para o clima, a inclusão social e o planejamento urbano integrado devem ser centrais nas propostas de governo.”
Um dos temas destacados nas sabatinas foi a questão da habitação de interesse social. O IAB-CE reforçou a importância de políticas habitacionais que busquem reduzir o déficit habitacional de Fortaleza e promover a inclusão de comunidades vulneráveis. Além disso, o instituto destacou a necessidade de requalificar áreas degradadas da cidade, incentivando a ocupação de espaços subutilizados de forma a combater a exclusão social e estimular o desenvolvimento sustentável.
A carta aberta está disponível na íntegra em:
https://iab.org.br/carta-as-candidatas-e-candidatos-a-gestores-e-legisladores-municipais-ao-pleito-de-outubro-de-2024/
Com a aproximação das eleições municipais, o IAB-CE reitera seu papel de colaborador e interlocutor nas discussões sobre o futuro de Fortaleza. A participação do instituto nas sabatinas reforça seu compromisso com o desenvolvimento de políticas urbanas que promovam uma cidade mais justa, acessível e resiliente. O IAB-CE se coloca à disposição dos pré-candidatos para debater e contribuir com propostas que atendam às demandas da população e garantam uma Fortaleza melhor para todos.
Sobre o IAB Ceará
O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Ceará (IAB-CE) é uma entidade dedicada ao desenvolvimento da arquitetura e urbanismo no estado. Com quase 100 anos de história, o IAB-CE tem como missão promover o planejamento urbano sustentável, defender a preservação do patrimônio cultural e natural, e garantir o direito à cidade para todos os cidadãos.
Serviço:
http://www.iabce.org.br/
Av. Carapinima, 2425 – Benfica
(85) 3283.5454 / (85) 98956.9689
@iabce