Setembro Amarelo: LBV cuidando da saúde mental e do bem-estar de pessoas idosas
Paiva NettoDurante o Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção ao suicídio, a Legião da Boa Vontade (LBV) intensifica suas ações de prevenção e de cuidado com a saúde mental e com o bem-estar dos idosos atendidos por ela. Reconhecendo a importância de valorizar cada história de vida, a Instituição cria oportunidades para que essas pessoas vivenciem essa importante fase da vida de forma saudável e feliz, por meio de um atendimento acolhedor e especializado em seus abrigos e Centros Comunitários de Assistência Social espalhados pelo Brasil.
Abrigos para idosos: cuidado integral e respeito à dignidade
A LBV mantém três abrigos para idosos situados nas cidades de Uberlândia e Teófilo Otoni, no Estado de Minas Gerais, e Volta Redonda, no Rio de Janeiro. Nesses locais, os idosos recebem atendimento de qualidade em um ambiente seguro, que garante uma vida digna e plena. A Instituição foca em estimular as capacidades cognitivas e físicas deles, promovendo interação social, autoestima e cidadania. O trabalho é realizado com atenção, acolhimento e cuidado, respeitando os direitos dos idosos e oferecendo acompanhamento familiar e profissional.
Modalidades de atendimento nos Abrigos da LBV
- Instituição de Longa Permanência: oferece atendimento integral 24 horas para idosos sem condições de permanecer com a família, especialmente em casos de violência, abandono ou negligência. O custo mensal para manter um idoso no abrigo é de R$ 3.978,78, incluindo alimentação, cuidados médicos, materiais de higiene, roupas, manutenção do ambiente e suporte de uma equipe multidisciplinar.
- Centro-Dia: esse programa é realizado somente em Volta Redonda/RJ, onde idosos participam de atividades ao longo do dia e retornam para casa no fim da tarde, com transporte oferecido pela LBV.
Outros serviços e programas para idosos
- Vida Plena: serviço realizado em diversos Centros Comunitários de Assistência Social da LBV no Brasil, que atende pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e visa promover o envelhecimento saudável, a autonomia, a socialização e o fortalecimento dos vínculos familiares, interpessoais e intergeracionais. As atividades incluem artesanato, dança, esportes, passeios culturais, palestras educativas e atendimento multidisciplinar, contribuindo para a inserção sociocultural e o fortalecimento da cidadania dos idosos.
- Programa 60+: essa iniciativa ocorre especialmente no Centro de Assistência Humanitária da LBV, no bairro Bom Retiro, em São Paulo, e oferece um espaço de acolhida e valorização para as pessoas idosas, com ações que previnem o isolamento social e seus possíveis agravamentos, como depressão e baixa autoestima. Por meio de oficinas de yoga, capoeira, pintura, dança, teatro, violão, entre outras atividades, o programa promove o bem-estar e contribui para um processo de envelhecimento ativo e saudável. Além disso, são realizadas rodas de conversa, saraus, passeios e apresentações artístico-culturais, proporcionando momentos de alegria e integração.
Para apoiar essa causa e conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pela Legião da Boa Vontade nas quatro regiões do país, acesse www.lbv.org.br. Acompanhe também o trabalho da Instituição pelas redes sociais, seguindo o perfil @LBVBRASIL. Você pode contribuir diretamente para essa causa divulgando o Pix Solidário para doações: pix@lbv.org.br. Sua ajuda é essencial para continuar garantindo o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos atendidos pela LBV em todo o país.