Filipe Ret: Artista carioca mira alto em seu terceiro e mais audacioso álbum solo. “Audaz” conta com participações especiais de nomes de peso

Artigo publicado por Thiago Winner, escritor do livro "As regras simples da vida" e colunista do site "Portal Olhar Dinâmico de São Paulo capital"
10/07/2018 19:09
noticia Filipe Ret: Artista carioca mira alto em seu terceiro e mais audacioso álbum solo. “Audaz” conta com participações especiais de nomes de peso
noticia Filipe Ret: Artista carioca mira alto em seu terceiro e mais audacioso álbum solo. “Audaz” conta com participações especiais de nomes de peso

    Filipe Ret é Audaz (2018), Revel (2015) e Vivaz (2012). Seguindo os versos do sucesso “Invicto”, o rapper carioca completa a trilogia de lançamentos na carreira solo com seu mais ambicioso álbum. “Audaz”​, previsto para ser lançado em breve, traz um artista maduro, com um pensamento mais coletivo e experimentando sonoridades novas. Aqui, Ret apresenta o projeto ao qual mais se dedicou ao longo de sua trajetória, culminando em assinar a produção musical do trabalho ao lado de outros beatmakers.

     “‘Audaz’ é ser audacioso. É ter fibra e saber que a verdade é simples e poderosa, não importa a época. É um Filipe Ret com menos medos e inseguranças, mais coletivo, mais integrado com a realidade do povo”, conta o rapper. Os nomes dos álbuns são curtos, fortes e demonstram de cara uma das principais características da lírica de Filipe: a capacidade de sintetizar sentimentos e pensamentos em poucas palavras. Essa capacidade está presente até na longa relação que o artista tem com as redes sociais, onde foi criada sua base de fãs, e em especial com o twitter.

      “‘Revel’ foi um disco da minha fase mais egocêntrica e autofirmativa, que foi importante pra mim na época. Já o ‘Audaz’ é um disco diferente. Eu virei pai, eu enxerguei mais e melhor muita coisa. Ter uma relação mais séria com minha mulher também me fez crescer muito como ser humano. Sinto que meu coração evoluiu”, conta Ret.

     Filipe Ret dedicou quase metade da sua vida à música e à cultura hip hop até se tornar um dos principais nomes da cena nacional. Desde o começo, nas rodas de rima, ele trazia um olhar diferenciado, de observador - sobre as ruas do Catete (o TTK, celeiro do rap carioca), onde cresceu; sobre a realidade dos morros.

      Sua estreia foi no disco “Numa Margem Distante”​, colaboração com o produtor e beatmaker MãoLee, em 2009. Juntos de Daniel Shadow, eles desenvolveram a Tudubom, banca independente de rap que conta com uma loja de artigos de street wear, um canal no YouTube e um selo fonográfico. Em seus anos de atuação, a Equipe Tudubom desenvolveu um trabalho que se destacou na cena brasileira de hip hop independente.

     No primeiro disco-solo, ele veio “Vivaz”, deixando claro que estava vivo e surpreendendo na cena. Lançado em 2012, o álbum trouxe o primeiro grande hit: “Neurótico de Guerra”. Já circulando pelo país, de casas em periferias até grandes palcos, Ret traz “Revel” (2015), álbum que o fez alcançar um novo patamar de popularidade e alcance de público. O disco
ia do hit “Chefe do crime perfeito” até a já citada “Invicto”, que virou hino de torcida de futebol. O trabalho trouxe muito da cultura urbana carioca, servindo como linha condutora entre funk e rap.

     Todos os palcos por que passou, todos os lugares onde se apresentou levam Ret a “Audaz”. Olhando para o futuro, como quem sobe uma longa trilha, ele se inspira no passado para um passo além.

     A primeira amostra do álbum foi “Vivendo Avançado”, parceria com BK' e MC TH, uma faixa que une as tendências de tons de trap sobre o rap atual (como os sons criados na cena de Atlanta) com algo que Ret tem feito durante toda a carreira: unir a cultura do MC do rap com a cultura do MC tipicamente carioca, a do funk. A faixa bateu recordes de acessos no canal
oficial do YouTube da Tudubom.

    Recentemente, Ret surpreende com uma música completamente diferente em um dos sons mais solares da discografia de Filipe. “A Libertina” traz tons de música latina, ragga e dancehall às rimas e serviram para ambientar a ousadia do álbum. Em poucos dias, o videoclipe já tem quase 8 milhões de visualizações no YouTube e chegou ao primeiro lugar das rádios cariocas.

      A Equipe Tudubom, criando coletivamente e performando unida é um dos focos desse novo momento da carreira do Filipe Ret, em uma das faixas mais surpreendentes do disco, ele reúne vários artistas do selo. Além disso, o disco traz outras surpresas.

     “Chamei as participações que verdadeiramente queria pro álbum”, conta Filipe ainda guardando segredo de alguns nomes. “Audaz” chega mostrando onde o artista almeja chegar. Indo do funk ao pop, Ret discute questões sociais, amor, sexo e polêmicas como a liberação da maconha com um olhar certeiro, observador e ácido.

      “Nesse álbum eu exponho meu lado mais musical. Diferentemente dos discos anteriores, eu estou mais presente em cada virada de bateria, em cada detalhe da música. Eu exponho mais minha visão como produtor musical também”, conta o artista.

 

O álbum será lançado entre abril e maio pela Tudubom Records.
Confira o clipe “A Libertina”:
https://youtu.be/u2Zyc2J5yiU


Confira o clipe “Vivendo Avançado”: http://​https://youtu.be/ES7hPqTSY0s

 

Siga Felipe Ret:

Facebook: https://www.facebook.com/FilipeRetOficial/
Instagram: https://www.instagram.com/filiperet
Twitter: http://https://twitter.com/filiperet

 

Texto de Filipe Ret anunciando o disco em seu Facebook:

    E ai rapaziada, como muitos já sabem, ano passado foi um ano muito foda p mim porque iniciei a maravilhosa experiência de ser pai. Quando eu soube da gravidez da minha mulher, Anna Patrícia Estrella, início de 2017, a notícia me empolgou p entrar em estúdio e criar meu terceiro disco solo.

     Acompanhei toda a gravidez dela enquanto fui toda semana ao estúdio trabalhar, criar, experimentar etc. E assim foi... Meses depois, Theo saiu naturalmente de dentro da minha mulher e fiz questão de participar do trabalho de parto e cortar o cordão umbilical. No exato momento que meus
dedos fechavam a tesoura que rompia o cordão, eu sabia q tirava para sempre meu filho do conforto da barriga e trazia para este novo mundo, caótico, inseguro mas que no fundo valia a pena ser vivenciado. Neste momento realmente mágico, eu lembro de dizer telepaticamente para ele: “vem viver essa experiência foda, moleque!” Ele nasceu perfeito, saudável e completa hoje (dia 20/02/18) 5 meses de vida.

     Neste clima foi criado o último disco da trilogia que será  lançado ainda em 2018. Assim como foi em Numa Margem Distante (2009), Vivaz (2012) e Revel (2015), Audaz reflete um novo período importante da minha vida. O conceito do projeto é resultado intuitivo de uma confluência de reflexões, sentimentos e referências que emergiu oportunamente dando vida a uma pequena obra única, o que chamo entusiasmadamente de arte.

      O maior desafio não foi criar algo que as pessoas curtam mas sim algo que eu considere relevante dps de já ter criado 3 discos. São 12 faixas na qual 2 vocês já conhecem. Eu assino a produção musical junto com Dallass (engenheiro musical e produtor revelação da Tudubom Records) e Mãolee que dispensa apresentações.

    Contei, como em todo projeto, com a colaboração de muita gente talentosa: Jhonny (supervisor musical da Tudubom), Duani (maestro), Rick Beatz, Marechal percussionista, Anderson (guitarra), Bruno (batera), Guillas (baixo), Michel (guitarra), Thiago Anezzi, Pan, BK, MC TH, Sabrina (produtora executiva), Júnior (comercial), Tiago (produtor), Dadu (financeiro), Dennis (produtor técnico), Diego (técnico de som),Zezão (digital), Elias (fotógrafo), Benoliel, MC Marechal (Tudubomshop e mastermind), Godri, Gabriel Camacho (diretor de clipe), Kayua, Upsla (produtora), Evandro (Filmes do Bem) sem contar com algumas participações especiais que vocês ainda vão descobrir.

      Portanto, é um equívoco chamar de disco solo porque é um projeto completamente coletivo e que ainda contará com muita gente trabalhando até chegar nos contratantes que também fazem parte deste trabalho.

      Estamos na etapa final do projeto e espero que vocês curtam porque foi o disco que mais curti o processo, a fluência e a energia como um todo. Escrevo isto porque ele já é sucesso para nós que participamos e agora espero que seja para vocês também. Em breve em todas as plataformas...

 

Contatos para shows e entrevistas:

Contato@filiperet.com

(21)2222-3264

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL