Alerta na Ásia e Tensão

Guerra
30/11/2024 09:15
noticia Alerta na Ásia e Tensão
noticia Alerta na Ásia e Tensão

Na última sexta-feira o país asiático Coreia do Sul entrou em alerta geral logo que aeronaves da China e Rússia serem enviadas para zona de defesa da Coreia do Sul. Em resposta a Corea do Sul enviou seus caças contra esta atuação dos dois países que atuam em conjunto.

Um oficial do Estado-Maior (JCS) sul-coreano, cerca de onze  aviões militares foram identificados, sendo que cinco delas chinesas e seis russas. O caso aconteceu entre às 9h e 13h53 hora local.

Autoridades da Coreia do Sul relataram que essas aeronaves militares não chegaram a violar o  espaço aéreo do país, e sim entraram na zona de identificação de defesa aérea da Coreia do Sul (Kadiz). Trata-se de uma região  não considerada espaço aéreo territorial, só que funciona como uma área delimitada do céu por onde aeronaves de outros países precisam se identificar.

Os militares sul-coreanos identificaram as aeronaves chinesas e russas antes que entrassem na Kadiz e colocassem medidas  táticas ao inserir os caças das forças em  preparação para uma emergência, anunciado e divulgado pelo Estado-Maior Conjunto um comunicado logo após o ocorrido.

Ainda Pequin e Moscou não teriam se pronunciado sobre o fato. 

Desde 2019, as autoridades de Seul acusam a China e a Rússia de realizarem voos com essas aeronaves na região próximo a Kandiz.

Segundo a emissora de tv estatal chinesa CCTV, as forças chinesas e russas realizaram a Nona Patrulha Aérea Estratégica sobre o mar do Japão na última sexta-feira dia 29/11/2024.

A China se justificou depois em uma nota através de seu Ministério de Defesa que foi uma ação perte da “Nona Patrulha Estratégica Conjunta”.


Direto do  Japão Marco Fukuyama
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL