Neymar no Brasileirão 2025: principais vantagens e desafios
O retorno de Neymar ao futebol brasileiro empolga por um lado, mas também é passível de questionamentos. Considerado ídolo, o último jogo do craque pelo Santos foi no dia 26 de maio de 2013, na 1ª rodada do Brasileirão, contra o Flamengo.
Vale destacar que o menino Ney tem o São Paulo como uma de suas maiores vítimas. Contudo, ele não é o mesmo de antes. Neste artigo, confira os principais fatores da volta de Neymar:
Vantagens
Neymar é o maior talento produzido no futebol brasileiro neste século. Com a presença dele, o nível do Brasileirão se eleva automaticamente. O atacante santista promete entregar o pacote completo: técnica, habilidade, visão de jogo e finalização.
Com Neymar em campo, a disputa dos jogos se tornará mais intensa. Quem não quer enfrentar o ídolo nacional Neymar e, talvez, sair vencedor?
Foto: Ivan Storti
O retorno é positivo para o Santos, para o Brasileirão e para o próprio Neymar, que se envolveu em muitas polêmicas nos últimos anos e teve sua imagem ‘deflagrada’. Agora é chance do craque geracional se reaproximar de seu povo. É aquela velha história: quando um jogador está em baixa, voltar para casa é o melhor caminho.
Neymar é um astro absoluto que chegou a atuar em alto nível ao lado de Lionel Messi e Suárez. De acordo com a contagem da FIFA, ele é o maior artilheiro da Seleção Brasileira. Nesse sentido, o nome do atleta faz o Campeonato Brasileiro ser mais atrativo para o mundo. A internacionalização do torneio cresce de maneira transformadora.
Existem diversas vantagens para o retorno de Neymar ao Santos: alta competitividade, identificação, porém o que chama mais a atenção é o impacto midiático. Todas as publicações envolvendo o Neymar tendem a ‘bombar’ e o Brasileirão ganha muito em audiência.
Desafios
Nas últimas três temporadas, o craque do Santos atuou em 62 jogos. Em apenas um ano, os participantes da Série A do Campeonato Brasileiro disputam muito mais do que isso. O Botafogo, por exemplo, teve uma maratona de 75 partidas. O Flamengo, por sua vez, fez 73.
Sem competição internacional no calendário, o Santos terá de 60 a 65 compromissos em 2025, o que é algo fora da realidade de Neymar.
O menino Ney tem qualidade técnica e mentalidade vencedora como seus pontos fortes, mas deixa a desejar fisicamente. Sofrendo com lesão há um tempo, o jogador vem de uma passagem bastante fraca pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita. Foram sete jogos, um gol, duas assistências e duas lesões graves.
Jorge Jesus, último técnico de Neymar, disparou sobre a inatividade do jogador: “É um jogador que não deixa dúvidas a ninguém, um jogador top mundial. Mas a verdade é que, fisicamente, ele não tem conseguido acompanhar a equipe”, disse.
2017/18 foi a última temporada de Neymar atuando regularmente, mas foram 30 jogos inteiros, o que ainda é pouco em comparação ao calendário atual do nosso futebol.
Os principais desafios do Ney serão readaptação e disciplina. Desde que ele deixou o Santos, há 12 anos, o futebol brasileiro mudou bastante, evoluiu. Se ele entender isso, será capaz de dar alegrias aos torcedores santistas.