Para LER e CONHECER: # As instituições de Ensino Superior no Brasil. Por Jeiane Costa*
26/08/2018 19:29
Todas as Instituições de Ensino Superior no Brasil são regidas pelas diretrizes do Ministério da Educação –MEC. São organizadas por critérios acadêmico, administrativo e de formação, conforme a Lei 9.394/96 e alguns decretos como o Decreto 3.860/2006.
Olá pessoas queridas!
Diante da relevância que as Instituições de Ensino Superior possuem para o nosso país, hoje apresentaremos aqui algumas características relevantes sobre a temática.
Boa leitura!
Todas as Instituições de Ensino Superior no Brasil são regidas pelas diretrizes do Ministério da Educação –MEC. São organizadas por critérios acadêmico, administrativo e de formação, conforme a Lei 9.394/96 e alguns decretos como o Decreto 3.860/2006.
Há muito espaço para a educação superior no Brasil. Historicamente ela teve a sua formação construída por influências dos modelos francês e alemão. Enquanto o primeiro visa a formação profissionalizante, voltada para o mercado de trabalho, a segunda apresenta uma pretensão de formação humanística, geral, não pragmática, baseada no tripé francês: Filosofia, Ciências e Letras. Atualmente, todas ofertam cursos de graduação em sua essência e são amparados pelo tripé ensino, pesquisa e extensão.
As Instituições de Ensino Superior brasileiras apresentam algumas particularidades: entre elas podemos destacar que elas podem se Públicas ou Privadas. Quanto às Públicas, estão divididas entre Federal, Estadual e Municipal. Sobre as Privadas, elas podem ser Privadas com fins lucrativos, Sem fins lucrativos, não beneficente, Beneficente e Especial.
No que diz respeito à classificação acadêmica administrativa, podem receber a denominação de Faculdade (quando oferece um ou mais cursos de graduação não tendo autonomia universitária), Centros Universitários (possuem autonomia universitária e podem ofertar um curso de graduação ou fecha-lo sem a necessidade de autorização do MEC),Universidade (equivale a centros universitários. A pesquisa é obrigatória, inclusive com a oferta de cursos pós-graduação stricto sensu – Mestrado e doutorado).
Outros aspectos relevantes sobre a IES brasileira é em relação aos cursos oferecidos em graus. Em geral, podem ser: graduação, bacharelado, licenciatura, tecnologia, pós-graduação stricto sensu, especialização ou pós-graduação lato sensu, residência médica, residência multiprofissional em saúde e extensão.
Quanto ao turno de funcionamento dos cursos, pode acontecer nos turnos matutino, vespertino, noturno ou integral. As IES podem acontecer nas modalidades presencial ou à distância.
Quanto ao ensino à distância, este ajuda a reduzir a lacuna de falta de IES em regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos. Todavia, o preconceito contra essa modalidade de ensino ainda precisa ser quebrado pelos brasileiros.
A relevância dessas diretrizes para o funcionamento da IES brasileira está voltada para alcançar a qualificação dessas instituições a fim de oferecer boas condições para a formação de profissionais qualificados.
Para que isso ocorra de modo eficiente é preciso que as IES brasileiras ofertem as premissa básicas de ensino superior pautadas no ensino, pesquisa e extensão, visando desenvolver além de profissionais, pesquisadores, visto que através de pesquisas obtém-se a ampliação de conhecimento, e assim, o desenvolvimento do país.
Além disso, a extensão segue com o papel de incluir a sociedade nesse universo pois o conhecimento não pode pertencer a um determinado grupo, mas parte do princípio de que é um bem público.
Se você gostou dessa postagem, deixe seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos. Até a próxima.
Abraço, Jeiane Costa.
jeianecosta.novel@outlook.com
Instagram: @meioaspalavras
Twitter: https://twitter.com/Meioaspalavras
www.meioaspalavras.blogspot.com.br
Créditos especiais:
EBERT, Luis Augusto. Perspectivas profissionais. Indaial: UNIASSELVI, 2017.
Ilustração: Jeiane Costa
Imagem 1 -Disponivel em:<http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/projeto-agu-nas-universidades-divulgara-atuacao-do-orgao-em-instituicoes-de-ensino> acesso 26 ago 2018
*Jeiane Costa: Brasileira, nascida em 28 de março de 1991, descobriu o amor às palavras ainda criança. Desde adolescente escrevia textos com pequenas narrativas apenas para diversão da família e amigos. Paralelo a isso, sempre buscou se expressar através da arte com desenhos que retratassem o ser humano e o meio no qual está inserido. Sempre almejou tornar-se romancista. Atualmente, colabora com o Portal Olhar Dinâmico através do projeto “Sobre o amor” onde apresenta contos e ilustrações que tratam à temática. Sonha em alcançar leitores adultos que ainda possuem no coração o romance juvenil.