Os 13 Porquês
Neste Setembro Amarelo, o maior fator de proteção contra o suicídio é falar sobre eleNos deparamos, hoje, com diversas séries e filmes retratando o bullyng enfrentado por estudantes. Um exemplo famoso é a série original da Netflix “Os 13 Porquês” (“Thirteen Reasons Why”), baseado em um romance de mesmo nome. Fora da ficção, o suicídio se torna ainda mais real: diversos temas contribuem para os jovens entrarem em uma crise que leva a trágicas saídas.
A terapeuta e coach familiar, especializada em terapia familiar sistêmica, Valéria Ribeiro, comenta: "É importante ressaltar que a escola pode ser um agente contributivo do problema, quando os jovens sofrem bullying ou outros tipos de agressões (físicas, psíquicas e emocionais) ou quando são exigidos em demasia pelos colégios”.
A escola, segundo a especialista, deve estar sempre alerta, pois o ambiente escolar pode ocasionar futuros distúrbios ou problemas. Porém Valéria revela que, com alguns projetos, a instituição escolar pode mudar essas situações para a melhor. “Palestras, rodas de debate, teatro, filmes ou até uma psicóloga na escola são meios de conscientização sobre depressão e suicídio".
A função de ajudar não é somente da escola, os próprios colegas podem ajudar – mas, em alguns casos, esses não sabem como ou tem receio do que possa acontecer. Pensando nisso, a profissional esclarece como pode ser feito esse intermédio por colegas: "Também pode se buscar outras formas de ajudar, por exemplo: há alunos que sabem de colegas que estão em depressão, se automutilam ou que pensam em suicídio, mas não sabem como ajudar, talvez uma caixa no colégio onde aqueles, que acharem por bem, colocarem uma mensagem anônima informando que algum aluno está precisando de cuidados ou mesmo tratamento".
" A temática sobre suicídio não deve ser colocada de lado, tem que ser debatida, seja na escola ou em casa, bem como é necessário que se estimule os jovens a melhorarem sua vivência social, pois isso melhora a produção de serotonina e diminui os quadros de depressão e suicídio.", finaliza Valéria.
Serviço: Valeria Ribeiro
Terapeuta e Coach Familiar, especializada em Terapia Familiar Sistêmica e Fundadora do Filhosofia
Fone: (12) 99121-9615
E-mail: contato@filhosofia.com.br
Sites: http://filhosofia.com.br/