Razão ou Emoção: a Reação Instintiva
Em situações ameaçadoras, a postura emocional instintiva precisa ser neutralizada pelo centro racional. Mas, como fazer isso?Em situações ameaçadoras, ficamos muitas vezes tomados por nossas emoções e perdemos a condição de ter conversas corajosas que sejam produtivas. O que fazer?
No dia a dia, inúmeras pessoas enfrentam situações ameaçadoras, ainda mais num mundo extremamente rápido e competitivo. Dentro das corporações isso fica mais acentuado, pois o profissional não pode perder de vista o benefício da empresa e ainda deve apresentar uma resposta competente e adequada nestes momentos.
No Workshop “ Conversas difíceis”, Bettina Krutman, sócia-diretora da CDH (Competência no Desenvolvimento Humano), explica que serão trabalhados dois subtemas. “Primeiro, trabalhamos, com o grupo, o que acontece conosco, em termos de neurociência durante as conversas difíceis e depois fornecemos uma técnica poderosa para se comunicar nessas situações”.
Frente a conversas difíceis, o problema observado é que a situação e/ou pessoa que nos dispara emocionalmente, nem sempre é percebido, fazendo com que não se consiga elaborar uma estratégia para ganhar tempo para neutralizar a reação que temos instintivamente frente a este disparador.
Nós, da CDH, ajudamos nas organizações, os profissionais a reconhecerem estes “disparadores” bem como ajudamos a criar estratégias para se “ganhar” tempo nas situações de conflito”, comenta Bettina.
Estas estratégias, bem com a técnica oferecida, ajudam com que sejamos mais assertivos nas conversas e evitemos sair de uma conversa difícil arrependidos por ter reagido instintivamente sem conseguir escolher a melhor forma de se colocar, ou seja, sendo agressivo quando não se queria ou fugindo de uma situação em que seria importante ter se posicionado.
No segundo subtema trabalhado, a sócia-diretora da CDH conta que é oferecida uma técnica chamada Comunicação Não Violenta. “Essa técnica é poderosa para lidar com conflitos. Ela trabalha com a comunicação empática, o que significa muito mais do que o nosso senso comum de se colocar no lugar do outro”, explica. “A empatia é extremamente difícil. Ela implica em reconhecer a cena que me dispara a emoção, entender que sentimento eu tenho, enxergando que atrás desse sentimento existe uma necessidade minha não satisfeita. Além disso implica em ter a abertura para entender e validar a necessidade do outro”.
Frente a esta habilidade tão importante e necessária, o objetivo CDH é capacitar os participantes a gerenciar os relacionamentos e os conflitos de forma mais eficaz através da técnica da Comunicação Não Violenta (CNV).
A programação inclui temas como: neurociência das emoções, estratégias para autocontrole, como lidar com as conversas difíceis, a técnica da Comunicação Não Violenta (CNV), além de simular práticas em casos reais”, aponta Krutman.
A sócia-diretora informa que este evento é aberto para profissionais corporativos e, para mais informações, os interessados podem contatar a CDH por meio do e-mail oficial da empresa (cdh@cdhrh.com.br) ou pelos telefones: (11) 3854-5844 ou 4115-0024.
Serviço: CDH (Competência no Desenvolvimento Humano)
Bettina Krutman
Especialista em Desenvolvimento e RH
E-mail: bettina@cdhrh.com.br
Fones: (55 11) 4115-0024 / 3854-5844