O artista e o mercado 

Artista plástico renomado, Alexandre Rodrigues, explica um pouco sobre o cenário artístico do País 
12/12/2018 15:15
noticia O artista e o mercado 
noticia O artista e o mercado 

A atual crise econômica do País fez com que o mercado de artes aumentasse sua concorrência: a oferta aumentou e a economia encolheu. Ano a ano são abertas novas galerias, novos artistas são lançados, novas feiras são criadas. Ou seja, há mais obras à venda e, com isso, uma maior competitividade e disputa de preço.

Para se conseguir uma certa notoriedade no meio é preciso lutar contra o regionalismo e falta de estímulo de consumo.

Hoje, o acesso à internet proporcionou uma expansão no conhecimento cultural. Conhecer uma obra famosa ou até mesmo um artista novo é bem mais simples do que a 50 anos atrás. Em dissonância, a falta de "cultura artística" acaba por gerar mais barreiras para os artistas de todo Brasil.

Na visão do artista plástico Alexandre Rodrigues, “no Brasil, existe um mercado muito forte, que são os mercados regionais. Por exemplo, Curitiba tem os seus artistas daqui, dos quais um ou outro é conhecido no resto do Brasil. E existe muito isso, os admiradores da arte do Rio valorizam os seus artistas, os de São Paulo a mesma coisa e assim vai. São poucos os que conseguem ter uma grande projeção nacional".

A crise econômica tem proporcionado uma mudança na postura de algumas galerias de arte. Alexandre Rodrigues retrata que muitos centros de arte têm alterado a maneira que trabalham, buscando novos clientes por meio de parceiras com outras empresas. Além do mais, os artistas de todo país estão apostando em projetos inovadores, na contramão da estrutura vigente. Esse é o caso do projeto de Alexandre, ‘‘Vendendo Arte pelo Brasil’’. Nele, donos de lojas de móveis e decoração podem transformar seus estabelecimentos em pequenas galerias, tornando o local mais atrativo e valorizado.

“Eu costumo dizer para os meus alunos que, se eles querem viver da arte, devem entender como construir este caminho e paralelamente a careira do artista de forma inteligente. O artista vem com o tempo. Hoje o mercado está mais profissional e, ao mesmo tempo, é um profissional onde o poder fala mais alto. Quem não tem talento não se fixa no mercado, mas se projeta", comenta Alexandre Rodrigues se referindo ao cenário artístico do País.

De maneira geral, a arte tem um sentido amplo, que vai da pintura, à escultura, música, dança, expressões corporais, etc. Mas, viver e contemplar a arte, em seus diferentes níveis e formatos, pode ser a chave para a sua qualidade de vida, por isso, é salutar consumir arte em todas as suas formas.

Serviço: Alexandre Rodrigues

Artista Plástico

Sites: http://alexandrerodrigues.com.br/site/umdiacomarte

http://www.alexandrerodrigues.com.br

alexandrerodrigues.com.br/vendendoarte (link exclusivo para lojista)

Fone: (41) 99644-7161

E-mail: sac@alexandrerodrigues.com.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL