Saiba mais sobre a Vitrine Literária 2019!
O professor Fabiano Oliveira, que ficou mais de seis meses em Manaus por conta do projeto Centro Nacional de Mídias da Educação, do MEC, agora volta a sua terra natal, Aracaju (SE), com muitas novidades.
Então, emenda mais um lançamento de sucesso: a Vitrine Literária 2019, a 4ª edição de um evento que já faz parte do calendário escolar do Estado.
Segundo ele, a literatura é uma das formas mais belas de expressão da essência humana.
“Contamos com o apoio do Governo do Estado de Sergipe, Faculdade Maurício de Nassau e Dôra Estúdio Fotografias. Essa parceria é importante para mim, pois, vejo valorização para com o meu trabalho e o da escola”, pontua Oliveira.
O projeto "O amor pelas lentes de Machado de Assis, José de Alencar e outras visões" conta e canta o amor na literatura.
Desse modo, é o tema para a primeira edição desse ano, escolhido para que a literatura dialogue com outras linguagens, como a música, a dança e o teatro.
Por isso, a mesma prática que ele aplica na sala de aula, saindo do “copia e cola” das lousas e afins, o mestre faz com que a teoria saia das páginas e ganhe vida pelas mãos e olhos dos seus alunos da escola pública.
“Lucíola, Dom Casmurro e Iracema são algumas das obras que prometem emocionar”, comemora o professor.
Vitrine Literária e os objetivos que se fundem
Se ensinar é instigar, a missão central do projeto é fazer do aluno do Ensino Médio Integral um “pensador crítico”.
No que diz respeito às práticas pedagógicas, a produção textual será o resultado de pesquisas que envolvem tanto conhecimentos científicos, quanto os partilhados do mundo dos estudantes.
“Quanto as nossas inspirações, casais famosos como Bento e Capitu, Brás Cubas e Virgília (e Marcela), Aurélia e Fernando passarão pelas lentes da literatura na Colina de Atalaia”, adianta Oliveira.
Além disso, um grande palco com som e iluminação especiais será montado para que alunos da escola pública se transformem em grandes estrelas mais uma vez.
A dança dialoga com a visão mais contemporânea do amor, a literatura vai ao encontro de amores reais machadianos (ligados ao interesse) e, por vezes, idealizados, na visão de Alencar.
“O termo ‘Outras visões’ contempla a produção autoral dos alunos do Centro de Excelência Dom Luciano Cabral Duarte, o que implica o exercício do protagonismo em sua prática. E isso é mais do que gratificante”, finaliza o professor.
Serviço:
IV Vitrine Literária
Data: 09/02/2019 às 17h30
Local: Colina Santo Antônio – Aracaju/SE
Mais informações: www.instagram.com/fabbiano_oliveira