Biografia do Jonh Reggaero: Cantor e compositor
Publicado por Thiago Winner: Poeta e escritor do livro "As regras simples da vida".Jonatan Basto Pereira, nome artístico, John Reggaero, filho de José Pereira Sobrinho e Alaíde Basto Pereira, nascido em São Paulo, em 02 de Fevereiro de 1983. Quando ele tinha 5 anos de idade, sua mãe veio a falecer, seu pai foi para o Piauí com os filhos. Sendo assim John foi criado com ajuda dos avós e posteriormente pela a sua madrasta Regina. Aos18 anos resolveu ir para São Paulo em embusca de realizar seus sonhos.
Ainda no Piauí, aos 7 anos, ele fez sua própria bateria de lata , no interior do caco do pote e Conceição. Aos 15 anos foi para a cidade de São João da Canabrava, onde filho de serralheiro fez outra bateria de lata mais estruturada.
Em um determinado dia foi convidado a fazer um teste em uma banda de forró, 3 dias depois, a mesma banda o convidou para tocar em um evento. O baterista oficial da banda acabou sofrendo um acidente. Logo dono da banda convidou o John para tocar no lugar. Mesmo nunca tendo tocado proficionalmente antes, ele aceitou o convite e se saiu muito bem. Por muito tempo tocou forró e reggae. Saiu da banda por necessidade de iir a São Paulo para exames. Havia desconfiança na época de ser portador de uma doença rara. Seus irmãos do primeiro casamento do seu pai, eram portadores, mas John não tinha essa doença.
Retornou ao Piauí, chegando lá, o músico quis retornar a banda, mas devido o sussesso que a banda obteve, o dono resolveu seguir como tecladista solo. Sem a banda e chateado com a situação, John resolveu depois de um ano voltar a São Paulo para montar uma banda de reggae. Chegando em São Paulo, através de um anúncio, engressou na banda Filhos da Terra, onde ficou por alguns anos, como baterista, e às vezes, cantava.
Com o término dessa banda foi para a outra banda a Mato Verde, onde começou a tocar percussão, fazer back vocal e cantar. Tempos depois o dono da banda resolveu criar um projeto e o John em 2006 montou sua própria banda, Nakaya Mangava com o saudoso amigo Guto Tavera. Ficaram por muito tempo, a banda foi encerrada após o falecimento de Guto. Por 4 anos John não conseguiu cantar. Voltou novamente com o Nakaya Mangava, mas por falta de verbas, encerrou novamente após um ano.
Depois disso recebeu o convite do MC Gui do grupo do Morro pro Asfalto para cantar rap, onde aprendeu a compor rap e a fazer as rimas de acordo.
Depois de alguns anos gravou o primeiro CD solo. John reggaero, revolution .
Tinha feito alguns shows, mas não tinha lançado o cd, quando conheceu, em uma invasão de terras, seu parceiro de banda atual, Jaksuel. Vendo o cantando e observando a falta de estrutura, o fereceu ajuda e começaram um projeto juntos. Quando o DJ VN chegou de Alagoas, o convidaram para montar o grupo. Nasceu assim o Reflexões do Guetto em 12 de Novembro de 2017. Com a junção de reggae e rap gravaram o cd 'não blá blá blá'. No dia 12 de Outubro de 2018, o mesmo foi lançado no campo do pilão no Jd apura em São Paulo, em um evento do próprio grupo, cultura hip-hop nas quebradas. Objetivo do grupo é pregar o ensinamento do bem para as crianças, adolescentes e adultos para que com a música e arte possam passar uma visão positiva a todos.