Transtornos psicológicos podem ser causa de Zumbido
Reunião do GIPZ traz para portadores de zumbido e seus parentes informações sobre o sintoma. A entrada é francaNo próximo dia 5 de abril, o GIPZ realizará uma reunião para discutir os aspectos psicológicos do zumbido. Há alguns anos, o grupo foi criado com o objetivo de oferecer apoio a todos os portadores de zumbido em suas vidas e instruí-los sobre possíveis causas da doença. Todo ano, a Dra. Rita Guimarães e vários outros especialistas da saúde se reúnem para isso. O zumbido possui mais de 200 causas, inclusive psicológicas. E, nesse evento, a psicóloga Daniela Matheus será a palestrante do tema “Aspectos psicológicos do zumbido”.
Com o ritmo acelerado da modernidade, a ansiedade tem atingido cada vez mais as pessoas. Um a cada dez brasileiros convivem com esse tipo de transtorno. Já é sabido como a depressão e ansiedade podem levar a distúrbios comportamentais, mas esses transtornos também podem afetar a audição. O zumbido também está associado a transtornos emocionais. Dra. Rita Guimarães, otorrinolaringologista, explica que cada vez mais o zumbido está sendo ativado por questões de depressão e estresse. “Existem novos estudos que relacionam zumbido e depressão, ele pode ser tanto causado pela depressão, como pode predispô-la”, afirma a Dra.
Com isso, a responsável pelo grupo e organização do evento ainda explica que essa iniciativa do GIPZ de integrar diferentes áreas da saúde contribui para compreender melhor as doenças. “Focar apenas em uma área da saúde não é mais eficaz. O corpo é um conjunto de funções que trabalham juntas, e o distúrbio em uma parte pode acarretar em problemas no corpo todo”, explica a otoneurologista.
A reunião do GIPZ acontecerá no dia 5 de abril. A psicóloga Daniela Matheus palestrará sobre o tema “Aspectos psicológicos do zumbido”, trazendo do ponto de vista da psicologia de como o zumbido está relacionado a transtornos mentais. As reuniões do GIPZ acontecem uma vez por mês, às sextas-feiras. O evento será às 14 horas, no Anfiteatro de Odontologia da Universidade Federal do Paraná, no 5º andar do Anexo B do Hospital de Clínicas da UFPR. A entrada é gratuita.
Serviço: Grupo de Informação a Pessoas com Zumbido - GIPZ
Local: Anexo B do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, 5º andar, Anfiteatro de Otorrinolaringologia
Data: 05 de abril de 2019
Horário: 14 às 16 horas
Contato: (41) 99216-9009