Natura Musical apresenta “Trovão”, novo disco de Larissa Luz
Publicado por Thiago Winner, poeta e escritor do livro "As regras simples da vida".Após interpretar Elza Soares nos palcos, cantora baiana lança seu terceiro álbum solo com produção de Rafa Dias
A macumba pop de Larissa Luz é um feitiço para os bons ouvidos da música contemporânea em “Trovão” (Natura Musical), o novo disco da artista. Com produção de Rafa Dias, o terceiro trabalho solo da cantora conta com 13 canções que hipnotizam, energizam e chacoalham o corpo, a mente e a alma. A brasiliense Elen Oléria e uma turma boa da Bahia com Lazzo Matumbi, Luedji Luna, Letieres Leite e o alabê Gabi Guedes participam do projeto.
"Trovão", que chega aos ouvidos dos fãs nesta sexta-feira, 17, por meio dos aplicativos de música, tem patrocínio de Natura Musical e distribuição da Altafonte. Os shows de lançamento de disco acontecem nos dias 16 de maio no Rio de Janeiro (Marina da Glória - Shell Open Air), em 5 de junho em Porto Alegre (Agulha) e em 13 de junho em São Paulo (Casa Natura Musical).
"Esse disco nasceu da necessidade de trazer para nosso cotidiano de forma simples e contemporânea traços da nossa conexão ancestral com os ritos e práticas das religiões de matriz africana. Tem uma abordagem sob uma perspectiva atual, urbana, crítica, divertida, não tão óbvia, não tão direta e com muito respeito, numa releitura tecnológica de ritmos tribais para tirar o público do lugar de conforto e provocar uma percepção interna da nossa ancestralidade", explica a cantora baiana, que brilhou como Elza Soares no musical Elza.
Recentemente, Larissa disponibilizou a faixa "Gira" - composta por ela em parceria com Bia Ferreira e Doralyce - com direito a clipe conceitual e impactante dirigido por Heitor Dhalia, que assim como a canção, faz uma abordagem moderna e pop da magia original africana. Em 2019, como reforça a artista, Mãe Stella de Oxóssi e Makota Valdina, duas importantes ialorixás na luta contra o racismo religioso, seguiram para o Orun. Além disso, uma lei que descriminaliza o sacrifício de animais em ritos religioso gerou uma série de polêmicas que evidenciam a falta de conhecimento da sociedade sobre a cultura afro-brasileira.
"Em tempos difíceis senti a relevância de evocarmos a nossa fé e fazer dela instrumento de sobrevivência e resistência. Produzir uma música impulsionadora, energizante e eletrizante, que sugere a dança, que é elemento de transe e uma via para alcançarmos lugares elevados espiritualmente. Xirê! Os ritos africanos são grandes celebrações e assim é 'Trovão'" define Larissa.
O projeto foi selecionado pelo Natura Musical por meio do edital 2017 e do Estado da Bahia, através do programa Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. “O Natura Musical sempre acreditou na força da música para mobilizar as pessoas. Para refletir esse propósito e dar espaço à diferentes vozes, a plataforma apoia artistas e bandas capazes de amplificar debates contemporâneos. Além de entreter, eles também usam a arte como um meio de questionamento e transformação. É o caso de Larissa Luz nesse novo trabalho”, diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura.
Mais sobre o álbum "Sou de Iansã com Ogum e ideias do mal eu derrubo e corto com a minha espada", proclama Larissa Luz cheia de axé em "Aceita", canção de abertura que já determina a força que esse "Trovão" tem. Em seguida, ela deságua em "Lama", a segunda do disco e a coerência da ordem faz com que "Nanã" - a orixá que veio da lama e ajudou a modelar o ser humano - venha como terceira faixa.
O ritual baile continua com "Macumba", que tem os atabaques do alabê Gabi Guedes se misturando à modernidade eletrônica, uma assinatura característica de Rafa Dias, líder do grupo "Àttooxxá" que além de produzir, ajudou Larissa na criação de melodias e letras. "Passei para ele o conceito sobre o universo e abordagem do disco, ele foi construindo os beats, fomos colocando letras e vozes", lembra Larissa. Para a produção Rafa trouxe o guitarrista Chibatinha para todas as faixas.
A "Gira" (faixa cinco) continua com Larissa batendo forte nos pensamentos retrógrados e une essa força com Luedji Luna em "Climão" num encontro que reluz como o ouro de Oxum. "Me jogo no rio e deixo ele me levar...", diz um trecho.
A gargalhada de Larissa já entrega a dona da faixa "Abala" antes mesmo da saudação: Laroyê! "Aos poucos fui entendendo por que demonizavam a figura de Exú e a Pomba Gira era repelida. Fui me dando conta do quanto o racismo afetava a nossa fé e religiosidade", se lembra ressaltando a importância de cantar livremente para tais entidades.
Em "Raxteira", Larissa, de corpo fechado, encara qualquer e continua com "Rito", instrumental de Rafa Dias com o maestro Letieres Leite. Lazzo Matumbi, uma das vozes mais bonitas da Bahia ecoa em "Corpo são, mente sã", décima faixa. O disco vai começando a tomar seu rumo final cheio de amor próprio em "Me amei". E, como se não bastasse todo o impacto causado até então, Larissa Luz ainda traz a canção "Hipnose", antes de ter a potência de Elen Oléria finalizando com ela o álbum em "Acreditar". Sob a benção da sua ancestralidade, a potente Larissa Luz faz valer os dizeres desta faixa. "Acreditar em tudo que faz, confiar na escolha que fez".
Ouça "Trovão" em todas as plataformas digitais:
https://song.link/album/i/1463051241
Assista ao videoclipe "Gira":
Faixas e compositores:
Abala (Larissa Luz, Flávia Coelho e Rafa Dias)
Lama (Larissa Luz e Rafa Dias)
Nanã (Larissa Luz, Flavia Coelho e Rafa Dias)
Macumba com Gabi Guedes (Larissa Luz, Flavia Coelho e Rafa Dias)
Gira (Larissa Luz, Bia Ferreira, Doralyce e Rafa Dias)
Climão – participação Luedji Luna (Larissa Luz e Rafa Dias)
Abala (Larissa Luz e Rafa Dias)
Raxteira (Larissa Luz e Rafa Dias)
Rito com Letieres Leite (Larissa Luz e Rafa Dias)
Corpo são, mente sã com Lazzo (Larissa Luz e Rafa Dias)
Me amei (Larissa Luz e Rafa Dias)
Hipnose (Larissa Luz, Flavia Coelho e Rafa Dias)
Acreditar com Elen Oléria (Larissa Luz, Elen Oléria e Rafa Dias
Sobre Natura Musical:
Natura Musical é a principal plataforma de patrocínio da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu R$ 132 milhões no patrocínio de 418 projetos - entre CDs, DVDs, shows, livros, acervos digitais e filmes. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do país e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2018, o edital do programa selecionou 50 projetos em todo o Brasil, entre artistas, bandas e coletivos, e estabeleceu parcerias com 10 festivais independentes de Norte a Sul do país. A plataforma digital do programa leva conteúdo inédito sobre música e comportamento para mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com cerca de 100 shows para adultos e crianças ao longo de 2018.
Assessoria de Imprensa | Larissa Luz
Jorge Velloso
jorgevelloso@alacomunicacaoecultura.com
Telefone: (21) 98207-8269
Assessoria de Imprensa | Natura Musical
Conteúdo Comunicação
Telefone: (11) 5056-9800
Aline Paz: aline.paz@conteudonet.com
Luciana Rabassallo: luciana.rabassallo@conteudonet.com
*Fotos: Breno Galtier