Abandone o sal de uma vez por todas

Porquê correr riscos de saúde se você pode substituir o sal por outros tipos de temperos ou até mesmo fabricar o seu próprio?
31/05/2019 09:49
noticia Abandone o sal de uma vez por todas
noticia Abandone o sal de uma vez por todas

A quantidade diária recomendada de sal pela OMS é de 5g ao dia. O consumo exagerado de sal está relacionado ao aumento no risco de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, "doenças renais, entre outras. Segundo a responsável pela Eden Clinic de Curitiba, Marcia Simões Kornin, não é necessário excluir o sal de cozinha da alimentação, “A preocupação com o excesso do sódio vem quando se consome alimentos industrializados em excesso, por exemplo, um tempero pronto de cozinha pode ter até 5000% a dose diária recomendada de sódio em uma única dose. “Ao utilizarmos outros temperos naturais na alimentação podemos usar menos sal, dar mais sabor ao alimento e também nos beneficiar das propriedades nutricionais dos temperos.” Explica a doutora Marcia.

Hoje em dia se fala muito sobre o sal do Himalaia e que ele é uma versão melhor para a saúde, já que ele é apresentado como o mais puro do mundo, “O sal rosa é considerado o sal mais puro do planeta e sua cor rosa deve-se à alta concentração de minerais em sua composição, pois ele carrega mais de 80 tipos de minerais, tais como cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro. Em 1g de sal rosa do Himalaia há 230mg de sódio, enquanto no sal refinado há 400mg.” comenta a médica.

Ainda segundo a doutora Márcia, na hora de temperar alguns alimentos, a dosagem de sal pode ser diminuída e então, outros temperos adicionados. “Alguns alimentos combinam mais com ervas e outras especiarias do que o próprio sal. Esses alimentos são peixe, carne, frango, salada entre outros. Por exemplo, o louro pode ser usado em carnes, sopas e até mesmo utilizado para fazer chá. O tomilho pode ser usado em carnes vermelhas para temperar a própria carne ou o molho que a acompanha. Uma carne grelhada, por exemplo, pode ser pincelada com azeite e folhinhas de tomilho. No caso dos molhos, uma combinação é certeira: vinho tinto e tomilho. Em ambos os casos, ele pode ser utilizado fresco ou seco, lembrando que o tomilho fresco é sempre mais aromático. Já o orégano combina perfeitamente com tomate, alho, manjericão, azeite e queijos. Pode ser usado fresco, mas seu aroma intensifica com a secagem. Como outras ervas aromáticas, o orégano perde seu sabor se cozido, portanto deve ser adicionado aos pratos sempre no final do preparo. O sabor da noz-moscada, levemente adstringente, acentua o gosto de carnes de sabor suave, como aves, e é apreciado em purês de legumes e receitas que levam queijos e leite. Também pode ser empregada em doces e compotas de frutas.”

Além de citar os condimentos e onde eles podem ser usados, a doutora conta quais são os bens que eles fazem à saúde, uma vez que possuem vitaminas como A, C, K e, ômega-3, além de manganês, cobre, cálcio, ferro e gorduras, magnésio entre outros. Combatem infecções, melhoram o fluxo sanguíneo, aceleram o emagrecimento, promovem a concentração e combatem a depressão, problemas respiratórios, ajudam no sistema digestivo, nervoso, fortalece os ossos, diminui febres, ajudam na saúde dos olhos, tratam dores de cabeça, reduzem náuseas entre outros benefícios.”

Além da vantagem de diminuir o sal, buscar temperos alternativos tornará sua refeição muito mais saborosa, seu corpo e saúde agradecem. Você ainda pode fazer o seu próprio tempero. Os industrializados possuem altos teores de sódio e Glutamato Monossódico. Além dos males do sódio, ainda há o problema do Glutamato Monossódico (presente nos temperos e em diversos alimentos) que é ainda pior. Estudos têm mostrado que o nosso organismo o utiliza como um transmissor de impulsos nervosos no cérebro e seu consumo tem sido associado com dificuldades de aprendizado, Mal de Alzheimer, Parkinson e câncer. É um dos piores aditivos alimentares no mercado e é usado em sopas enlatadas, biscoitos, carnes, saladas, refeições congeladas e muito mais. É encontrado em restaurantes e supermercados locais, em lanchonetes das escolas das crianças, e incrivelmente, mesmo na comida de bebê e em fórmulas infantis, o que é muito preocupante.

Porém, fazendo o seu próprio tempero a pessoa estará diminuindo esses riscos e mantendo toda a família saudável.

Serviço: Eden Clinic                         

Dra. Marcia Simões - CRM 33207

Médica e Diretora Técnica da Eden Clinic

Tel: (41) 3501-9358

E-mail: contato@edenclinic.com.br

Site: http://www.edenclinic.com.br/

Endereço: Rua Padre Anchieta 2050 – sala 607 e 608 – Bigorrilho.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL