Entrevista com a Escritora Elisabete Leite

Por Eriberto Henrique
13/07/2019 11:41
noticia Entrevista com a Escritora Elisabete Leite
noticia Entrevista com a Escritora Elisabete Leite

Dando seguimento a série de entrevistas em minha coluna, trago aos leitores, a entrevista que fiz com a autora Elisabete Leite, autora do livro O Universo da Criança em Contos, recém lançado pela EHS Edições, Elisabete é natural de Maceió - AL, atualmente mora em Recife. Graduada em Letras e Pós-Graduada em Coordenação Pedagógica, Elisabete já participou de várias antologias, publicando seu solo recentemente.

Sem mais delongas, vamos a entrevista:             

Entrevista                            

Eriberto Henrique (Portal Olhar Dinâmico)          

P. Você é formada em Letras, foi na faculdade que se deu seu primeiro contato com a literatura, ou foi antes, na adolescência?

Elisabete Leite

R. Primeiramente, muito obrigada, estou lisonjeada pela minha participação.

Meu contato com a Literatura foi muito antes, na antiga 5ª séria do Ensino Fundamental. Normalmente, passava horas escrevendo em meu diário, nele improvisei os meus primeiros versinhos de amor, um pensamento aqui e outro acolá. Assim, fui deixando minha marca registrada. Já no Ensino Médio (antigo científico) comecei a organizar os poemas em versos e estrofes. Porém foi na Universidade que aprendi a amar o que escrevia e a valorizar a Literatura como um todo. Sempre fui amante da leitura e uma excelente pesquisadora.

 

Eriberto Henrique (Portal Olhar Dinâmico)

P. Seu livro aborda o universo da criança, você como pedagoga, entende a literatura com peça fundamental para formação do cidadão?

Elisabete Leite

R. Entendo plenamente, pois a Literatura é considerada um bem cultural cujo acesso contribui para o desenvolvimento da educação estética, da sensibilidade, da concentração, dos aspectos cognitivos e linguísticos, do exercício da imaginação, além, de favorecer o acesso aos diferentes saberes sobre a cultura de povos e lugares desconhecidos, seja do universo fictício ou real.

É de suma a importância nos dias de hoje na formação do cidadão, a leitura. E no Universo da criança a leitura cria asas e voa para diferentes lugares, épocas e viaja no mundo da fantasia.

 

Eriberto Henrique (Portal Olhar Dinâmico)

P. No seu ponto de vista, o que é preciso para tornar o Brasil um país de leitores?

Elisabete Leite

R. A leitura tem sido uma atividade prazerosa para o brasileiro? De acordo com a 4ª edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pelo Instituto Pró-Livro ao Ibope Inteligência, ainda se lê muito pouco no país. Apenas 56% dos entrevistados, em amostra que representa a população brasileira, são considerados leitores, ou seja, leram um livro inteiro ou em partes nos últimos três meses anteriores à pesquisa. Como mudar este cenário?

Pais e professores podem ajudar a reverter esta situação! É papel dos pais e da escola ajudar as crianças e jovens a enxergar o livro não apenas como uma obrigação escolar, mas como uma oportunidade de entretenimento, ensinamento e diversão.

Eriberto Henrique (Portal Olhar Dinâmico)

P. Um livro, e porquê?

Elisabete Leite

R. DEPOIS DO FUNERAL (de Agatha Christie). Sou amante da temática Policial, Suspense e Mistério, pois viajo nas cenas para elucidação dos crimes, e fazer cumprir as Leis. Particularmente, é um prazer fazer justiça em um mundo tão injusto. Escrevi um Conto chamado ANTES DO FUNERAL e fiz justiça no desfecho do enredo.

 

Eriberto Henrique (Portal Olhar Dinâmico)

P. Um autor, e porquê?

Elisabete Leite

R. Agatha Christie. Ela foi a maior escritora policial de todos os tempos. Escreveu 93 livros e 17 peças teatrais. Não precisa dizer mais nada.

 

Eriberto Henrique (Portal Olhar Dinâmico)

P.   Quem é a Elisabete Escritora?

Elisabete Leite

R. Eu sou uma escritora versátil e criativa. Tenho dois universos em uma única alma Literária. Uma metade de mim é o Universo da Criança (A magia de voar na fantasia e na imaginação) e a outra metade é o Universo da Ficção (Amor, Mistério, Suspense, Aventura e Emoção).

 

Eriberto Henrique (Portal Olhar Dinâmico)

P. Os leitores do Brasil, não curtem muito a literatura nacional, muitos, em virtude do contato que tiveram com a mesma na escola, lendo os livros clássicos, como Memórias Póstumas de Brás Cubas, Ateneu, Dom Casmurro e muitos outros, alegando que é chato. No seu ponto de vista, porque os autores atuais não têm o espaço de deveria ter nas escolas?

Elisabete Leite

R. Os tempos mudaram e, com isso, as exigências educacionais também. A escola de hoje não é nem deve ser a mesma de alguns anos atrás, mas, para tal, se faz necessário enfrentar alguns desafios. Em minha opinião os livros clássicos, como Memórias Póstumas de Brás Cubas, Ateneu, Dom Casmurro, entre outros, foram meus livros de cabeceira e eles não tinham nada de chato, era muito prazeroso lê-los. Nós escritores atuais não temos espaços, por causa da politica e atual conjuntura do nosso País, que não abre um leque de opção para os novos. Manda quem dinheiro tem!

 

 

Eriberto Henrique (Portal Olhar Dinâmico)

P. Você escreve contos e poemas muito bem, qual o gênero que mais lhe atrai?

Elisabete Leite

R. Eu gosto da Poesia, versos e rimas, de olhares poéticos que enfeitam os meus dias. Porém, sou apaixonada pelo Conto, amo voar pela minha imaginação, viajar nas histórias que emocionam os meus leitores.

 

Eriberto Henrique (Portal Olhar Dinâmico)

P. O que diria aos seus leitores?

Elisabete Leite

R. Queridos leitores espero que apreciem as lições, os olhares, as viagens, os aromas, as vozes que uma leitura pode proporcionar, ou seja, um passeio poético ou literário por diferentes universos, ultrapassando limites, cruzando fronteiras e conquistando novos horizontes. A leitura aprimora novos conhecimentos e abre um leque de oportunidades. 

Um forte abraço!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL