Entrevista com Graziela Barduco: Autora do livro Na Rima da Menina

A autora Graziela Barduco em entrevista exclusiva com o colunista Adriano Ferris, nos fala um pouco sobre a sua carreira, novo livro e novos projetos.
18/07/2019 12:43
noticia Entrevista com Graziela Barduco: Autora do livro Na Rima da Menina
noticia Entrevista com Graziela Barduco: Autora do livro Na Rima da Menina

1 - Graziela Barduco seja bem vinda ao Portal Olhar Dinânico e a rica oportunidade em te entrevistar. Nos conte como surgiu as inspirações poéticas que te conduziram ao mundo das escritas?

Inicialmente gostaria de agradecer pela oportunidade e pelo convite para esta entevista.

Bem, eu escrevo desde muito pequena e a escrita sempre me foi como um refúgio e uma válvula de escape diante das dúvidas, anseios e tristezas do dia a dia, bem como ferramenta de reafirmação e memorização das boas conquistas no decorrer do meu caminhar. Acabou que a escrita se tornou parte de todos os meus processos de cura e o meu melhor artefato para o autoconhecimento.

2 - Nos fale um pouco a respeito do seu novo trabalho Na Rima da Menina. É o seu primeiro livro publicado?

O "Na Rima da Menina" é meu primeiro livro solo publicado e ele é totalmente fruto do meu processo de mestrado. Inicialmente foram apenas poemas que iam me surgindo no decorrer de minha pesquisa, os quais funcionavam como alívio do estresse, na medida em que, através destes eu conseguia adentrar com mais facilidade em um universo mais lúdico, que funcionou para mim como um recanto de acolhida, bem como dispositivo de força e encorajamento para seguir em frente nos momentos de maior dificuldade. Com o tempo os poemas passaram a surgir tão desenfreadamente que passei a pensar seriamente em fazer uma bela triagem destes, para assim publicá-los, inclusive porque havia mandado alguns para concursos, mostras e coletâneas, que foram muito bem recebidos, me incentivando cada vez mais a adentrar neste universo da literatura. E foi desta forma que esta história toda de publicação de livro brotou.

3 - Cite aqui, trechos da poesia que você mais se indentificou ou considera a mais bela.

Escolho citar aqui a parte final do poema que abre o meu livro, intitulado "Trajetória", que fora justamente o ponto de início desta fase de escrita vinculada ao meu processo de mestrado. Foi a partir desta que o hábito da escrita poética me voltou, pois já havia algum tempo que eu estava sem escrever poemas, e desde então não mais parou:

Meu discurso hoje é movimento 
Meu saber está neste mais puro olhar
Trabalho a escuta do pensamento 
Compartilho a essência do que é amar


Curtas palavras, longos sorrisos
É desta forma que quero propagar 
A delicadeza sem tantos avisos
O ser de verdade e a verdade no estar.

 4 - Além de escritora, nos fale um pouco a respeito dos seus trabalhos paralelos. Além de escritora, modelo, diretora teatral, como conciliar todos os trabalhos?

Atualmente estou trabalhando como atriz, diretora e também arte-educadora, além dos projetos voltados à literatura. Desde 2014 eu tenho uma companhia de teatro voltada para o público infantil, chamada Cia Cordiais, na qual temos 4 espetáculos no repertório, em nossos 5 aninhos de existência. Neste momento, estamos mais focados no último espetáculo da cia., chamado "A Menina e o Pé", que é também fruto do meu processo de mestrado e aborda a relação entre o teatro infantil e a cultura popular brasileira. Estreamos o espetáculo recentemente em São Paulo e ficamos em temporada no Viga Espaço Cênico, e agora seguimos circulando com ele em escolas, espaços culturais, bem como faremos uma curta temporada dele em Guarulhos, no Teatro Nelson Rodrigues. Eu consigo conciliar bem todas as atividades, embora, às vezes fique tudo muito corrido e um verdadeiro turbilhão, porque elas estão bem interligadas. Normalmente as apresentações acontecem aos finais de semana e as aulas e oficinas que costumo ministrar acontecem durante a semana, me permitindo perfeitamente o passeio por ambas as funções, e a escrita novamente vem como artefato de amparo e sustentáculo para poder me manter "equilibrada".

5 - Tem algum novo projeto em andamento? 

Por enquanto sigo circulando com este novo espetáculo de minha companhia teatral, bem como trabalhando na divulgação do "Na Rima da Menina". Há alguns novos projetos que acabaram advindo destes processos que acabaram de se concluir e que muito em breve poderão ser divulgados, mas já posso lhes adiantar que estão vinculados ao campo da música. Como também acabei de defender meu mestrado, novos projetos ligados à educação estão surgindo e estou olhando para tudo com muito cuidado e carinho, bem como espero muito em breve poder divulgar mais acerca de cada desígnio desta nova etapa de minha vida.

6 - Sobre o lançamento do seu livro em São paulo e em Paraty (RJ), o que achou das duas experiências? Haverá próximas?

Foi muito gratificante poder lançar meu livro aqui em São Paulo com meus familiares e amigos, bem como poder lançar em Paraty, tanto na Flip como na Off-Flip, em meio a este vasto e encantador universo da literatura. Foi maravilhoso poder fazer tantas trocas e poder expandir as conexões literárias, no intento de, tanto divulgar a obra, como alargar o ciclo de amizades. Só tenho a agradecer a todos que fizeram isso ser possível, em especial à Editora Versejar, responsável pela editoração e pelo lançamento em São Paulo, à Editora Gaya e à Alpas 21, responsáveis pelo lançamento na Off-Flip e às Editoras Feminas e Carpe Librum responsáveis pelo lançamento na Flip, na Cadeia Literária, em meio ao delicioso sarau "Visita Íntima". Minha eterna gratidão!

7 - Graziela Barduco por Graziela Barduco. O que tem a dizer a seu respeito? 

É muito difícil falar sobre si mesma, mas acredito que em formato de poesia isso se dá de forma mais fluida e lúdica, então lá vai um trechinho de um poema intitulado "Voz do Coração", presente no "Na Rima da Menina":


Eu perfuro este sistema
Nos percalços, no esquema
Desencano do dilema
Gloso o mote, acho o tema
Ouço a voz do coração.

Biografia:

Graziela Barduco é atriz, diretora, arte-educadora, escritora e mestre em Artes da Cena pela Escola Superior de Artes Célia Helena.
É graduada em Comunicação Social com Habilitação em Cinema pela FAAP, pós-graduada em Artes Cênicas pela FPA, em Interpretação para Musical pela ESCH, em Administração Geral pela UNIP e foi aluna de Antonio Nobrega e Rosane Almeida.
    Integra o elenco da Cia Cordiais, focada no público infantil, companhia da qual é também diretora e fundadora, bem como é pesquisadora das artes da cena, com foco no teatro infantil em conexão com a cultura popular brasileira.
    Recentemente publicou seu primeiro livro de poesias, o "Na Rima da Menina", pela editora Versejar, tendo lançado o mesmo em São Paulo (no Blends Café & Cultura), na Off-flip (pela Editora Gaya) e na Flip 2019 (pela Editora Feminas), no Sarau "Visita Íntima" da Cadeia Literária.
    Teve seu poema “Mirante” publicado na “Antologia Poética, Poetize 2019”, pela editora Vivara, seu conto “Borboleta” publicado na “Antologia Conto Brasil 2019”, pela editora Trevo, seu poema "Janela" exposto em Nova York, durante o evento "Mulheres na Escrita 2019", bem como seu poema "Tormento" e seu conto "Gota de Orvalho" publicados na coletânea "Paraty", pela editora Gaya.

O livro Na Rima da Menina pode ser adquirido AQUI! ou AQUI!

 

Adriano Ferris

Poeta, escritor, editor e colunista do Portal Olhar Dinâmico. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL