COMUNICAÇÃO

Coach-papo & Café - por Will Saravalle
24/07/2019 22:20
noticia COMUNICAÇÃO
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Olá amigos (as) internautas!

No nosso coach-papo & café de hoje vamos falar de COMUNICAÇÃO, você se acha um bom comunicador? Você já teve problemas por falha na comunicação, corporativamente ou socialmente?

Pois é meus amigos (as), a comunicação é um fator demasiadamente importante que está presente em todos os contextos que fazem parte da nossa vida, seja no ambiente interno de trabalho, no atendimento aos nossos clientes, em casa com nossa família, ou na roda de amigos em momentos sociais, UMA BOA COMUNICAÇÃO ABRE PORTAS E CONSTROI PONTES, UMA MÁ COMUNICAÇÃO FECHA PORTAS E LEVANTA MUROS.

É assombroso percebermos os prejuízos causados no mundo diariamente em função do mal-uso da comunicação. Propostas mal elaboradas, homenagens mal redigidas, conversações mal encaminhas, solicitações mal interpretadas, orientações mal comunicadas, e assim por diante. Casamentos se desgastam e por vezes acabam por mal comunicação, sociedades são desfeitas, empresas perdem clientes antes fidelizados, namoros são interrompidos, famílias se separam, guerras são iniciadas, poderia citar centenas de exemplos que representam o resultado desastroso da má comunicação e existe prejuízo maior do que os mencionados nesses exemplos? Como dizia o apresentador Chacrinha...”Quem não se comunica se trumbica”, eu diria, “Quem não se comunica bem, se trumbica, se dá mal”.

Comunicação é uma arte, por vezes um dom ou algo que até mesmo se herda, mas sem dúvidas é algo que se pode aprender e aperfeiçoar. É uma ferramenta essencial que temos para fazer a diferença no mundo em que vivemos. Se usamos de maneira correta obtemos bons resultados, o contrário disso, nada acontece no mínimo, quando não, nos prejudicamos.

Sobre o tema sempre teremos muitas coisas a dizer no que se refere a comunicação INTRAPESSOAL e a comunicação INTERPESSOAL, mas hoje vamos falar apenas da interpessoal que nada mais é, aquela estabelecida entre uma pessoa e outra.

Todo conhecimento do mundo estaria desperdiçado se não fosse devidamente comunicado.

A mãe que ama como ninguém seu filho, pode ser vista e interpretada como desnaturada, de pouco amor e carinho se não souber comunicar o grande amor que sente. O marido que não sabe comunicar seus sentimentos pela esposa pode transmitir a imagem de alguém que não liga para os sentimentos dela e logo não a ama, se não souber comunicar o que sente por ela. Um vendedor que não sabe se comunicar com seus clientes provavelmente viverá grandes dificuldades. Um líder que não sabe comunicar seus conhecimentos a sua equipe não será líder por muito tempo e fatalmente perderá seu posto e credibilidade.

Você talvez esteja se perguntando, afinal o que compõe uma boa e eficaz comunicação, o que pesa, o que realmente importa? Será que falar bem é se comunicar bem?

A resposta para a segunda pergunta  é não, se comunicar bem não implica dizer que você é bom de conversa ou possui um bom português ou até mesmo é um bom orador, saiba então o que você precisa incorporar no seu jeito de se comunicar para obter sucesso e correr menos risco, primeiramente temos que entender o que é fator influenciador, para exemplificar isso, peço que você amigo (a) internauta busque em sua mente pessoas que conhece pessoalmente ou pela mídia que não são exatamente um exemplo de comunicador mas que sempre obtiveram sucesso em sua comunicação, ou seja, sempre conseguiram o resultado desejado, alcançaram seus objetivos ao transmitirem suas mensagens, pense, apresentadores de programas de TV, programas de rádio, manifestações públicas, líderes políticos, oradores em homenagens, propagandas, e assim por diante, pensaram? Tenho certeza que alguns rostos e nomes já surgiram em sua mente não é mesmo?

Daí metaforicamente lhe faço as seguintes perguntas, você gosta de pastel de feira? Hum... é uma delícia não? E você tem o costume de usar pimenta no pastel de carne? Se sua resposta é sim, quantos por cento você acha que representa a pimenta no pastel que você assim como eu ama comer? Nem um por cento não é mesmo? Porém faz total diferença, umas gotinhas a mais e você já não sentirá o mesmo prazer em comê-lo, e talvez até o perderá. Assim é a nossa comunicação, vou relacionar abaixo três quesitos e gostaria que você antes de ler a resposta que virá em seguida, respondesse a você mesmo, quantos por cento atribui a cada um dos três, pode ser?  Sendo um deles responsável por 55% do sucesso na comunicação, outro 38% e o outro apenas 7%, vamos lá?

- Fisiologia, qual a porcentagem? (38 %? 7% ou 55%?)

Esse quesito é responsável pela maneira como nos vestimos, nossa postura corporal, posição do corpo, maneira de olhar, expressões faciais e o gestual, para simplificar;

- Tom de voz X velocidade da fala, qual a porcentagem?  (38 %? 7% ou 55%?)

Se falamos alto ou baixo demais, se falamos em tom agradável e adequado, se aceleramos ou desaceleramos muito a velocidade na pronúncia das palavras, se mesclamos tom x velocidade com uma variação interessante, dentre outras características;

- Palavra, qual a porcentagem?   (38 %? 7% ou 55%?)

Esse quesito é responsável por nossa comunicação verbal, pronúncia correta ou não das palavras em nossa língua nativa ou estrangeira, termos técnicos, se fazemos uso adequadamente ou exageradamente deles, vícios de linguagem e muito mais.

Vamos a resposta? Afinal o que pesa mais em nossa comunicação que definirá o sucesso ou o insucesso dela?

- Fisiologia 55%   / - Tom de voz X Velocidade da fala 38% / - Palavra 7%;

Ah... a palavra é a pimenta do pastel.

Esse resultado estatístico é fruto de pesquisas de Antropologia e neurolinguística.

Segundo especialistas no assunto, sabe-se que 99% dos problemas das pessoas são de natureza linguística, o ser humano é um indivíduo linguístico, expressa seus pensamentos, valores e opiniões através das linguagens, verbais ou não.

Os exemplos mencionados acima nos levam a algumas conclusões, dentre elas, é que por mais que valorizemos a palavra, não devemos jamais negligenciar os outros quesitos. Muito pelo contrário, daí lhe convido a fazer mais um exercício mental junto comigo, reflita se você se comunica com o seu filho ainda bebê se por ventura ele quebrar um objeto seu, com o mesmo tom de voz com que falaria com um estranho no trânsito se o mesmo lhe desse uma fechada, ou se você acordaria sua esposa pela manhã com o mesmo tom de voz com que chamaria um garçom que demorara em atende-lo.  Em alguns casos a palavra se faz necessário e em outros não a intensão, o olhar, o gestual, já será o necessário não é mesmo?

Porém na cultura em que vivemos, é a palavra que mais se utiliza e a que mais se valoriza.

Não conseguirei apenas nessa matéria, me aprofundar como desejo em técnicas para nos tornarmos cada vez mais assertivos na nossa comunicação, evitando problemas, perdas e prejuízos, então a seguir darei uma pincelada em algumas dicas bem importantes que aprendi com grandes mestres da comunicação e que fizeram parte dos meus treinamentos corporativamente durante alguns anos, penso que se as colocarmos da melhor maneira em prática os resultados serão fantásticos e em uma outra oportunidade falaremos mais sobre o assunto, sendo assim, posso dizer que nos comunicamos em três níveis diferentes, faça você um autodiagnostico e corra para praticar e se aperfeiçoar, são eles:

3 NÍVEIS DE COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL:

-   Eu falo – Você ouve: uma pessoa fala e a outra ouve. Ouvir é uma função mecânica e natural do ouvido, não é a mesma coisa que escutar, quem escuta é o cérebro, quantas vezes você já se pegou fazendo mais de uma tarefa, e no momento de sua concentração estava ouvindo tudo ao seu redor, porém se lhe perguntassem algo sobre o que estava ouvindo, você não saberia dizer, porque seu cérebro estava em outra sintonia, entende? Já pode ter ocorrido de você dizer algo a alguém e apesar da mesma estar olhando para você e até concordando com o que diz, não seria capaz de repetir depois, e sim até de esquecer-se completamente o que falou, porque ela não a escutava e sim apenas a ouvia.  Portanto, apenas falar não é muito eficaz.

- Mente – Mente: Nesse sim, as pessoas estão em sintonia e por esse motivo se entendem, interagem e existe uma possibilidade bem maior de sucesso pois estão focados no que um fala para o outro;

- Coração – Coração: A grande diferença nesse nível é que duas pessoas por exemplo, conversam, porém, confiam uma na outra, e porque há confiança? Bem... esse é um dos assuntos em que mencionei necessitar de mais espaço para conversarmos e que ficaria para uma próxima postagem, mas posso adiantar que esse efeito ocorreu porque houve uma sintonia entre a Fisiologia com todas as características que você já leu acima, de modo que as pessoas se ASSEMELHARAM, se ESPELHARAM, ao conversarem, gestos, posição do corpo, somado a mesma técnica, conversaram na mesma velocidade e tom de voz, com um linguajar parecido, daí então esse maravilhoso resultado, Coração – Coração, sentem como se já se conhecessem a muito tempo, desenvolvem afinidades e empatia, é sem dúvida o ápice do sucesso na comunicação interpessoal, isso é fundamental de se alcançar quando se está por exemplo negociando com alguém, quando se está solicitando um favor, empréstimo ou ajuda, falaremos mais sobre isso no futuro, porque algumas pessoas conseguem essa proeza naturalmente e outras precisam aprender.

 Existem também os chamados problemas de comunicação que nessa matéria os nomearemos como Percepção equivocada, Desprezo do contexto, Indiferença:

- Percepção equivocada: quem fala subestima ou superestima o nível de compreensão de quem está escutando, é mais ou menos quando você começa a falar algo e a pessoa o interrompe dizendo “já sei o que você vai dizer” ou tenta completar a fala que era sua e por vezes com uma versão que não tem nada a ver com o que você de fato gostaria de dizer, decepcionante;

- Desprezo do contexto: a pessoa que fala despreza o contexto daquele que escuta, mais ou menos assim, você comenta com a pessoa que está triste porque acaba de perder um ente querido da família e que a procurou para conversar e espairecer a mente, e ela deslancha em tecer comentários em detalhes dos entes que ela perdeu, fazendo você relembrar o que queria momentaneamente esquecer e se entristecer ainda mais, ou pior, do tipo que deixa o que você falou entrar por um ouvido e sair pelo outro, ou seja, só ouve e não escuta, e lhe surpreende com uma pergunta a respeito da própria pessoa, também tem aquele tipo que pergunta à namorada o que você gostaria de comer hoje? Só que é ele que escolhe o prato, massa, quando ela acabou de dizer que acaba de iniciar uma dieta emagrecedora e está cortando o carboidrato, desastroso;

- Indiferença: Ah, esse nem preciso falar muito né? É do tipo que ouve, ouve, ouve, faz cara de paisagem, sorri, até acena com a cabeça em sinal de concordância, mas não tem o menor interesse no que você está dizendo, isso me faz lembrar uma frase de um grande palestrante que certa vez assisti, que dizia “EM UMA FESTA O INETERESSANTE VOLTA SOZINHO PRA CASA E O INTERESSADO ACOMPANHADO”;

Meus amigos (as) internautas, vou ficando por aqui, falaremos mais sobre a grande arte de bem se comunicar em outro momento, obrigado pela atenção e por ler essas simples palavras, um pouco do muito que pude ter o privilégio de aprender com grandes mestres, espero que tenham apreciado e se quiserem deixem aqui os seus comentários. Baseado no que acabamos de ler, vamos lapidar nossa comunicação que com isso teremos relacionamentos mais duradouros em qualquer contexto, menos desentendimentos no mundo e lucraremos mais. Um forte abraço!!!

Will Saravalle 

Detetive profissional, Dir de comunicação no Conselho de segurança do estado de São Paulo (Conseg A.E.Carvalho), Dir de comunicação na O.D.B (Ordem dos det. do Brasil), Agente multiplicador (Denarc - Dipe -SP), Cerimonialista , Celebrante, Locutor comercial, Palestrante.

Formado em rádio desde 1997 pelo Senac São Paulo / Detetive profissional desde 2013 / Cursou assistente de RH Senac Santo André / Master Mind - selo de ouro lince (Fundação Napoleon Hill) em 2015.

PhD Comunicação S/C Ltda

Www.willsaravalle.wixsite.com/cerimonialista

Verum detetives profissionais

Www.detetivesverum.com

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