JORNADA DO PATRIMÔNIO 2019 TEM ROTEIRO ESPECIAL NO JAÇANÃ

14/08/2019 08:12
noticia JORNADA DO PATRIMÔNIO 2019 TEM ROTEIRO ESPECIAL NO JAÇANÃ
noticia JORNADA DO PATRIMÔNIO 2019 TEM ROTEIRO ESPECIAL NO JAÇANÃ

Dentro da Jornada do Patrimônio 2019, será realizado o roteiro Jaçanã, outros olhares, repetindo a exitosa edição de 2017.

Esse roteiro, promovido pelo Museu do jaçanã e conduzido pelo historiador Gustavo Ferreira, pretende incentivar outros olhares sobre o bairro, conversando com o público sobre a ideia de que as histórias sobre pessoas e lugares são construções que também se dão através dos elementos urbanos presentes no cotidiano de seus moradores: Hospital São Luiz Gonzaga (antigo leprosário Guapira), Hospital Geriátrico e de Convalescentes Dom Pedro II (antigo Asilo dos Inválidos), Museu do Jaçanã, praças, residências construídas com elementos arquitetônicos que as destacam e edifícios industriais, são emblemáticos.

A proposta é ir além das visões já conhecidas, buscando demonstrar outras possibilidades de exploração do espaço urbano em regiões periféricas como a do Jaçanã.

O roteiro será realizado dia 17 de agosto, sábado, às 9h, com saída do Museu do Jaçanã, av. Benjamin Pereira, 1021. A atividade é gratuita e não é necessária inscrição prévia.


Parte do calendário integrado da cidade, o Agendão, do programa São Paulo Capital da Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), a Jornada do Patrimônio é uma promoção do Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo que visa reatar os laços entre o patrimônio e o cidadão paulistano. 
A edição de 2019 tem como tema Memória Paulistana, e é a maior edição desde sua criação, em 205, celebrando histórias, memórias, pessoas e lugares que traduzem o nosso patrimônio histórico e cultural.

A programação inova nas atividades e oferece mais de 400 roteiros históricos, 300 visitas a imóveis tombados, 210 oficinas e 50 sessões de cine ma do Circuito Spcine, com documentários realizados com investimento da Secretaria da Cultura para o programa “História dos Bairros de São Paulo”.
A ação especial Expedição Fotográfica no Triângulo SP foi lançada em 10 de agosto e desbravou o Centro antigo da cidade, convidando os participantes a lançar olhar sobre memórias, pessoas e lugares que traduzem o patrimônio histórico e cultural da cidade.

O roteiro percorrido é formado pelo Largo São Bento, Largo São Francisco e Igreja Ordem Terceira do Carmo. Durante o passeio, historiadores narraram curiosidades e histórias sobre cada local, enquanto os fotógrafos auxiliaram nos registros.
A festa de lançamento desta edição do evento será realizada no Beco do Pinto, dia 16, a partir das 18h, com a Pratododia All Stars, que apresenta um repertório de reggae, ritmo registrado como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Entre os destaques da programação está o Grande Cortejo da Memória Paulistana, que no sábado (17) percorre o Triângulo SP, criando um roteiro de memória conduzido pelo ator Pascoal da Conceição que entra em cena como Mario de Andrade e apresenta personagens históricos, interpretados por grandes nomes da dramaturgia brasileira.

Com direção artística de Georgette Fadel e dramaturgia de Bernardo Galegale, o espetáculo traz Beth Araújo como Marquesa de Santos, Kelly Campelo como Anita Malfatti, Cassio Scapin como Adorinan Barbosa, Laila Garin como Elis Regina, Leopoldo Pacheco como Plinio Marcos e Fernando Sampaio como Piolin, Aílton Graça como Tebas, arquiteto negro e autor de alguns projetos como a torre da primeira catedral da Sé e elementos decorativos da fachada da Igreja da Ordem Terceira do Carmo.
Os teatros independentes registrados pelo Conpresp como patrimônio imaterial da cidade oferecem 30 atividades entre oficinas e bilheteria, além de intervenções artísticas gratuitas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS UOL