O que é Tumor Orofaringe?
HPV, tabagismo, alcoolismo, idade, má alimentação e muitos outros fatores aumentam o risco de desenvolvimento do tumor de orofaringe, um problema que ainda é pouco conhecido e que acomete principalmente aos homens.
Se você nunca ouviu falar nesse tipo de tumor ou se alguém da sua família está enfrentando esse problema e por isso, você busca informações para auxiliar no tratamento, continue lendo!
Identificando a Orofaringe e Sintomas
A orofaringe é a parte da garganta que se encontra logo atrás da boca, incluindo: a base da língua, o palato mole, as amídalas, e a parte lateral e posterior da garganta.
Muitas vezes os sinais de problemas nessa região passam despercebidos, mas alguns sintomas frequentes são:
- Feridas na boca que não cicatrizam;
- Dor na boca que não passa;
- Caroço ou inchaço na bochecha;
- Dificuldade de mastigar ou engolir;
- Alterações da voz;
- Perda de peso;
- Mau hálito;
- Dormência na boca;
- Nódulo ou massa no pescoço;
- Dificuldade de mover a língua ou mandíbula;
Sempre que você perceber qualquer alteração física, é importante consultar um especialista para receber o correto tratamento.
Fatores de Risco
Alguns fatores contribuem para que o risco de desenvolvimento de tumor da orofaringe seja maior, entre eles podemos elencar:
- Alcoolismo, cerca de 70% dos pacientes com tumores na boca são alcoólatras.
- Fumantes, principalmente se a pessoa fuma e bebe, contribuindo para que as chances de aparecimento de tumores na boca aumentem consideravelmente.
- HPV, cerca de 60% dos pacientes com tumores de orofaringe são portadores de HPV que é uma doença sexualmente transmissível, provavelmente esse dado tem relação com a prática de sexo oral desprotegido.
- Imunossupressão, pessoas que são portadoras de AIDS ou que passaram pelo processo de transplante de órgãos possuem risco aumentado de desenvolverem tumores de orofaringe.
- Gênero, esse tipo de tumor tem mais alta incidência em homens.
- Idade, a doença é mais frequente em pessoas com mais de 55 anos, no entanto, esse tipo de tumor tem se apresentado também em jovens.
Tratamento
Como em todos os tipos de tumores, é importante identificar com rapidez a doença, para evitar que o problema avance ainda mais.
Se o paciente vem apresentando esse tipo de sintomas, é indicado procurar um cirurgião de cabeça e pescoço para que o diagnóstico possa ser preciso.
A depender da extensão do tumor, poderá ser preciso uma equipe multidisciplinar para que o tratamento mais adequado seja oferecido ao paciente.
O tipo de tratamento deverá ser indicado de acordo com a extensão do tumor, sendo comum a indicação de cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia alvo e tratamento paliativo, tratamentos que podem ser feitos de maneira isolada ou combinando técnicas para obter o melhor resultado possível.
Caso você tenha se identificado com algum dos sintomas descritos, é importante procurar auxílio médico para o correto diagnóstico do seu problema, evitando que a procrastinação dê tempo para a doença evoluir.
Tumores em estágio avançado geralmente requerem cirurgias e mais tempo de tratamento, por isso, a prevenção e o cuidado diário com a sua saúde são sempre tão importantes. Agende sua consulta!