Do outro lado do outubro rosa
Passar por momentos difíceis não é algo a ser desejado, mas se faz necessário e há como tirar bons ensinamentos da experiência.
Simara Franco levou essa filosofia ao pé da letra. Durante sua luta contra o câncer de mama, escreveu todas as situações que poderiam significar a ela e outras mulheres uma mensagem de superação.
“Fui diagnosticada com câncer de mama durante um tratamento de fertilização, ou seja, estava tecnicamente grávida, com embrião implantado, e um diagnóstico pavoroso de Her2 +++. A gravidez não se concretizou e 16 quimioterapias foram sentenciadas. Sofri por seis meses os efeitos devastadores dos fármacos até conseguir chegar ao dia da mastectomia”, relata.
Além da perda da mama, a perspectiva de saber que há algo tão grave acontecendo com seu corpo e a mudança de rotina, do comportamento dos familiares e de sua própria visão sobre a vida, muda drasticamente.
“Envolta por tantas perdas, cai num abismo de incertezas e medos que me colocaram em profunda crise existencial. Entre dores físicas e emocionais entrei em intensa introspecção! Só me restava uma saída: ressignificar tudo o que acreditava e me reconstruir física, mental, emocional e espiritualmente!”, conta Simara.
No outubro rosa, onde a atividade contra o câncer de mama é tão forte, a escritora lançou seu segundo livro, contando mais sobre as incertezas, o medo e o que sentiu ao passar por tudo isso.
“Uma das certezas que tive era que não poderia passar por isso tudo sem deixar alguma mensagem, seja sobre informação ou motivação para quem está passando por essa situação ou para alertar aos demais. Nesse sentido eu escrevi dois livros contando todos os detalhes desse processo, embasado por muito conhecimento científico. O primeiro fala da quimioterapia do segundo da cirurgia”, comenta.
O lançamento do segundo livro aconteceu neste sábado, dia 26 de outubro.
Silmara Franco
(41) 997271887
E-mail franco.silmara@bol.com.br