Cidadãos sugerem ao Senado fim do voto eletrônico
Por Ricardo Vaz
Oito sugestões de lei enviadas para o Senado Federal por meio do Portal e-Cidadania aguardam envio à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), que é a responsável, em primeira instância, por analisar as ideias legislativas propostas pelos cidadãos.
Entre elas, duas referem-se ao sistema eleitoral: Voto em cédulas de papel e urnas de lona para eleição de 2018, enviado por Claudio Tonelli do Paraná, e Todos contra a derrubada do voto impresso, enviado por Beatriz Boppre Laurindo, de São Paulo.
Os autores das ideias, que receberam mais de 20 mil apoios populares necessários para que sejam debatidas pela casa, acreditam que essa seja a única forma de evitar fraudes no sistema eleitoral brasileiro: “A sociedade cobra um sistema eleitoral que possa ser auditado, principalmente com recontagem, caso haja algum tipo de dúvida”, escreve Claudio.
Outras ideias também aguardam envio para a CDH: Piso Salarial Médico; Policiais militares e civis não descontarem IR em seus salários, serem isentos; Proibição de Submissão de Criança ao Aprendizado Sobre Sexualidade; Reduzir os impostos das peças de informática (hardware); Desconto de 30% na compra de automóveis por professores; e Proibição da cobrança de impostos.
Qualquer pessoa pode participar das atividades legislativas do Senado Federal pelo Portal e-Cidadania, enviando sugestões de ideias legislativas, perguntas e comentários nos eventos interativos, além de poder votar nos projetos de iniciativa dos Senadores.