ROSABEGE lança álbum “IMAGEM” em turnê pelo Brasil
Por Thiago Winner: poeta e escritor do livro "As regras simples da vida"Foto: Rodrigo de Freitas
Turnê “Alto Astral” estreia com shows no Rio de Janeiro, Caxias/RJ, BH e São Paulo.
Uma das apostas da música contemporânea brasileira, ROSABEGE se prepara para iniciar a turnê “Alto Astral”. Os shows vão divulgar o álbum “IMAGEM”, recém-lançado. As apresentações iniciam no próximo dia 07 de novembro, no Rio de Janeiro/RJ, e seguem dias 17 em Caxias/RJ, 22 em Belo Horizonte/MG e 29 em São Paulo/SP.
Diretamente de Niterói, os caras do ROSABEGE exploram o visual, som e narrativas do mundo digital. Neste disco "IMAGEM" eles falam num amanhã mais tecnológico, afetuoso e espiritual. O conteúdo foi lançado no dia 30 de agosto de 2019 e está em todas as plataformas de música, trazendo participações de Ana Frango Elétrico, Gustavo Lessa e Kassin.
Sobre ROSABEGE:
Os caras são enigmáticos. Parece uma banda que veio do futuro, mas há ali algo vanguardista. Na real, eles são também o agora. Cheios de estilo, sensibilidade, ideias frescas e o principal e mais importante de tudo: esses caras fazem um som foda. E agora eles têm um disco para provar isso.
O nome deles é ROSABEGE, do álbum é "Imagem" e traz uma pira dos meninos em falarem num amanhã mais tecnológico, afetuoso e espiritual. "Imagem" está em todas as plataformas de música com participações de Ana Frango Elétrico, Gustavo Lessa e Kassin. A distribuição é da Altafonte.
Um curta de mesmo título chega com o álbum. Ambos com a ideia de explorar o visual, o som e narrativas próprias do mundo digital para construção da identidade da ROSABEGE.
Synths e estéticas musicais modernas com timbres descolados fazem parte dos arranjos. Todos os membros contribuem de todas as formas e instrumentações na gravação.
As letras falam de assuntos da juventude. "A descoberta do mundo adulto, os romances, a ambição, o modo como as coisas mudam rápido do low fi para algo com a alta qualidade, do virtuosístico para o trash... o Rio de Janeiro. Acho que tudo isso tem a ver com o jeito que a gente experiencia o mundo hoje", exemplifica Pedro Caiado.
Além dele, ROSABEGE tem João Lucchese, Thiago Fernandes e Vitor Milagres. A turma vem de Niterói, todos com 21 ou 22 anos. E foi num estúdio caseiro em Nikiti que eles se trancaram por meses para chegar até o esqueleto do primeiro disco.
Expurgaram pensamentos, estudaram referências, buscaram outras mais. Se aventuraram além da música. ROSABEGE hoje também é artes plásticas, é moda e videoarte. A capa é uma escultura digital abstrata feita por Gabriel Junqueira, que representa a própria imaginação da banda. "A gente se joga pra fazer o que tem vontade, independente do quão maluco pode parecer numa primeira vista", afirma João. " Ouvindo o disco depois de pronto, gosto de lembrar do quão delicados fomos em cada detalhe, em cada curva do álbum", se orgulha o cantor.
O álbum tem onze faixas, sendo dez compostas pela ROSABEGE e uma regravação inspirada de "Seu pensamento", de Adriana Calcanhotto e Dé Palmeira. "Foram em muitos artistas brasileiros que encontramos diversas verdades para o nosso disco e para nossa vida. A Adriana é uma figura super importante pra gente e somos grandes apreciadores do trabalho dela", justifica Vitor Milagres.
A produção de cada faixa é minuciosamente pensada, estudada e executada por todos os membros do grupo. "Gosto muito do lado meio megalomaníaco dos arranjos e dos timbres. Não era algo que a gente buscava, mas acabou sendo o que a gente encontrou. No começo do processo a gente falava em fazer algo minimalista, com arranjos simples e sons limitados, para dar uma certa unidade... maior viagem", lembra Thiago.
E lá vai a ROSABEGE. Querendo seguir emanando o poder da juventude de produzir realidades. Já sonhando - ou seria arquitetando - o feat. dos sonhos com Mike Dean, Daft Punk, Black Allien e Caetano. Lá vai a ROSABEGE querendo só ser feliz e curtir o caminho.
Assista “Imagem”:
Ouça nas plataformas: