Bruno Capinan lança vídeo de “Tropa”, faixa de seu premiado disco “Real”
Por Thiago Winner: Poeta e escritor do livro "As regras simples da vida"Foto: Marcela Boechat
Álbum ficou entre os 50 melhores na lista da ACPA
Assista “Tropa”: https://youtu.be/8cTAPSMN0S8
Bruno Capinan e seu mais recente trabalho “REAL” está entre os 50 melhores discos de 2019, na lista da ACPA (veja a lista: https://bit.ly/2LHvjyt saiba mais: https://bit.ly/2LHRPqI ). Uma das canções do disco, a faixa “Tropa” ganhou clipe de animação que chega ao YouTube nessa Quinta 12/12. “Tropa” busca construir uma reflexão sobre os processos de colonização e seus impactos no Brasil contemporâneo. Nas animações são citados os recentes vazamentos de petróleo no Nordeste, o assassinato de Marielle Franco, os escândalos da utilização de robôs para disparo de mensagens que propagam o ódio, o brutal assassinato pela polícia de Rodrigo Alexandre da Silva Serrano, a utilização da fé como máquina para formação de quadrilha e o assassinato de Vladimir Herzog. A letra da canção é utilizada aqui como um reforço na ideia de combate a censura já existente no atual governo e como narrativa para aqueles que se ousam a enxergar.
Outras referências ao período da ditadura também estão presentes com imagens da posse presidencial de Costa e Silva, Ernesto Geisel e também, mais recentemente a eleição indireta de Tancredo Neves e a posse de Sarney. Para a proposta audiovisual em si, uma mistura de diferentes técnicas constrói antíteses estilísticas. O formato de vídeo alongado de resolução 3840 x 1080 - geralmente utilizado pela grande indústria em videoclipes e que ganha popularidade no audiovisual - surge em contraste com texturas de interferências próprias da televisão analógica. As novas formas digitais como retrato para o retrocesso. Assim como a presença da própria pixelização, que corrói o vídeo durante seu andamento, reafirmando a proposta da letra da canção de Bruno Capinan. A montagem acelerada busca reforçar a evolução da música e trazer uma sensação de ritmo que progressivamente gera um desconforto. O audiovisual também apresenta pedaços de músicas do artista, todas presentes no seu mais recente álbum “Real”.
Bruno Capinan dedica o vídeo as vítimas de Paraisópolis, outro recente ato que reflete a toxicidade da polícia e a opressão que propaga no Brasil.
Créditos Clipe:
Produção - Toca Estúdio
Direção - Gabriel Pontes
Animadores - Arthur Casotti e Gabriel Pontes
Tropa (Bruno Capinan & Ubunto)
Produzido por Bruno Capinan & Mark Lawson
Mixado por Mark Lawson no Studio Sono B em Montreal, Canadá
Masterizado por Ryan Morey no Grey Market Studios em Montreal
Gravado entre Setembro de 2018 e Fevereiro de 2019, no Union Sound Company em Toronto
Engenheiro de som - Ian Gomes
Foto Capa - Lucas Murnaghan
Produzido com patrocínio da ‘Canada Council for the Arts’ e ‘Toronto Arts Council’
Contato:
Jorge Velloso / Alá Records - jorgevelloso@alacomunicacaoecultura.com