Marketing 4.0: saiba como preparar o seu negócio para crescer

11/02/2020 11:21
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Você já ouviu falar em Marketing 4.0? Se é o gestor de uma pequena empresa, provavelmente não, embora com certeza já use técnicas relacionadas a essa variação da publicidade.

O fato é que o Marketing, assim como tantas outras áreas, evolui com o tempo. No entanto, ele evoluiu também mais rápido do que outro segmentos e, por isso, já estamos no Marketing 4.0, depois de ter passado pelo 1.0, 2.0 e o 3.0.

Se você não sabe do que estamos falando, mas quer descobrir para poder usar no seu negócio, siga a leitura do artigo abaixo!

O que é Marketing 4.0?

Cunhado por Philip Kotler, um dos maiores gurus do Marketing no Século XXI, o Marketing 4.0 é um conceito que descreve o resultado da revolução digital na comunicação e publicidade.

Por isso, podemos explicar o Marketing 4.0 como o resultado das alterações comerciais propostas pelo surgimento e adoção em massa da Internet como método de comercializar produtos.

Ou seja: é importante entender que o Marketing atual não é apenas aquele que "usa a Internet", mas sim aquele que tem rede como principal veículo, que utiliza todas as técnicas disponíveis online e que adota uma postura e padrão de comportamento que nasceram com as mudanças digitais do Século XXI.

Quais as suas principais ferramentas?

Para entender como o Marketing 4.0 funciona, não é preciso olhar mais longe do que você. Exato, você mesmo. Pense bem: qual foi a última coisa que você comprou fora os itens de comida normais do dia a dia?

Provavelmente um livro? Um game? Talvez uma ferramenta, roupa ou peça para o carro? Seja como for, há uma chance enorme de pelo menos um dos processos de compra deste item ter sido feito pela Internet.

Pode ser que você tenha comprado o objeto em um e-commerce. Pode ser que tenha visto vídeos com tutoriais e reviews no YouTube. Talvez conversou com pessoas no Twitter ou Facebook.

Seja como for, a Internet foi parte do processo. E, na maioria dos casos, foi peça central no processo de compra.

 

O Marketing 4.0 é exatamente isso: a percepção de que a Internet é peça-central no processo de compra, modificando totalmente o comportamento do consumidor. Por isso, é necessário se adaptar e mudar também o posicionamento das empresas para melhor aproveitar essa situação.

Foi por isso que nasceu, nos últimos anos, a ideia de agência de Marketing Digital, uma empresa especializada exclusivamente no uso do Marketing 4.0 para fazer seus clientes venderem mais.

Dentre as ferramentas disponíveis para isso, estão:

anúncios nas redes sociais: são impulsionamentos em posts feitos em todas as redes sociais disponíveis, como o Facebook, Twitter e Instagram. Assumem vários formatos e diferentes preços;

anúncios no Google: são anúncios feitos em toda a rede do Google, incluindo as buscas no motor de pesquisas da empresa, o Google Play e o Google Shopping;

e-commerce: são estratégias de lojas virtuais para vender mais produtos da empresa para todo o Brasil e até o mercado internacional;

redes sociais no geral: a gestão de redes sociais serve para gerar mais atenção e engajamento para a empresa, aumentando sua autoridade online;

YouTube: a maior plataforma de vídeos do planeta é muito útil para quem quer usar o video-marketing;

SEO: o SEO é um conjunto de técnicas que visa otimizar um site para ser encontrado mais facilmente nos buscadores, como o Google:

Marketing de Conteúdo: trata-se de uma estratégia de produção de conteúdo especializado para atrair os consumidores para o funil de vendas montado por uma empresa;

Marketing de Buscas: trata-se de um conjunto de técnicas e estratégias para tirar o máximo possível das buscas e pesquisas realizadas no Google e outros buscadores; 

Marketing Digital: é o conjunto completo de todas as técnicas do Marketing 4.0.

Como se adequar ao Marketing 4.0?

Caso você não use o Marketing 4.0 ou, pelo menos, não o faça de maneira consciente, é importante adaptar a sua empresa para o cenário moderno, em vez de ficar preso em modelos antigos.

O primeiro passo para isso é entender que o Marketing 4.0 é uma resposta a uma mudança de comportamento. O consumidor atual é hiper conectado e hiper informado, buscando por informações de cada processo de compra.

Com isso em mente, podemos entender melhor como usar esse tipo de marketing e como preparar a nossa própria empresa para esse cenário.

Por exemplo, comece usando as ferramentas que fazem mais sentido para o seu negócio. Se for com foco no mercado B2B, por exemplo, o melhor é o Marketing de Conteúdo. Já para o mercado B2C, faz sentido começar pelas redes sociais.

 

Seguindo esses passos, você não terá dificuldades para começar a usar o Marketing 4.0 de maneira mais consciente e obter os melhores resultados possíveis para a sua empresa.

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