Biografia do poeta Nilton César (foto a direita) ao lado do apresentador Alessandro Boiah, da TV Alterosa de Juiz de Fora/MG
O gosto pelas letras e palavras, começou bem cedo, desde 1990, onde ele cursava quinta série na Escola Estadual Professor Alberto Pacheco em Guarani/MG, já participava de concursos de desenhos Literários, tempos depois, ele viu que não era os desenhos e sim, escrever textos, redações e Poesias. Na época do Ginásio, ele leu toda a coleção infanto juvenil Série Vaga Lume, que contabiliza mais de 100 livros.
Nos anos 2000, o escritor participou do concurso de redação Mulher Guaraniense, promovido pela Câmara Municipal de Guarani, no qual ele obteve a terceira colocação. A seguir Nilton escreveu seu primeiro livro de nome Amor Herói, em 2002, e depois ele escreveu o segundo livro de nome: Te encontro pelo Mundo. Ambos o autor ficou conhecido com o pseudônimo de Poeta de Rua. Em 2007, o poeta participou em Ubá do concurso de Poesias com o título: Ubá cidade carinho, tem.poesia. Ele não obteve boa classificação, mas tal idéia e participação, fez ele escrever pra várias cidades da região, participar com estas Poesias em algumas cidades, recebendo vários diplomas, certificados e homenagem por estas Poesias.
Por ordem alfabética: Barão de Cocais, Descoberto (elaborada recentemente), Guarani, publicada na Revista Terrabrasillis, ocasião em 2014 pelo centenário da cidade, Matias Barbosa, publicada na Revista Terrabrasillis, onde o poeta participou dos 150 anos da Estrada União e Indústria, Piraúba, 02 Poesias, uma Poesia publicada no almanaque do Compac ( Conselho Patrimônio Artístico Cultural) da cidade. Rio Pomba, publicada no Livrinho da ARCLA da Academia Rio Pombense de Letras, São João Del Rey, São João Nepomuceno, participei do Concurso de Poesias Fernando Pessoa, Visconde do Rio Branco, tal poesia foi Publicada na Revista Informativa da Empresa.
Esta Coletânea de Poesias homenageando as cidades do nosso Estado de MG, assim como a música Aquarela do Brasil, do Ubaense Ari Barroso, é considerada como um segundo Hino Nacional, eu considero, estas Poesias das cidades Mineira, como um segundo Hino Municipal TB, pois ele não foje do original de cada cidade: Padroeiro, data emancipação politico, personalidades ilustres, nome principal praça, etc. Nilton é escritor e Poeta, nas horas vagas.
Contato para palestras e entrevistas: